Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio Grande do Sul tem risco de temporais neste fim de semana; veja previsão completa

    Enquanto região central do país tem calor e ar seco, extremos norte e sul devem receber temporais

    Vista do céu na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
    Vista do céu na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul Estadão Conteúdo

    Letícia Cassianoda CNN*

    O Climatempo disparou um alerta de risco de temporais no Rio Grande do Sul para este fim de semana. O deslocamento de uma frente fria vinda do mar impulsiona mais umidade sobre o estado, que está com baixa circulação de ventos e favorece a formação de nuvens de chuva. Os temporais devem se concentrar no oeste e sul gaúcho ao longo do sábado (15).

    A chuva também deve cair na capital Porto Alegre, a partir da tarde, podendo amanhecer com sol e algumas nuvens. Já em Santa Catarina, os temporais devem ser mais isolados no sul do estado. No entanto, a área de Florianópolis até o norte do estado do Paraná continua sob influência do ar seco com tempo aberto, sol e altas temperaturas.

    A região que mais estará sob influência da onda de calor e ar seco é o Centro-Oeste. Praticamente toda a área do Mato Grosso do Sul seguirá afetada pela onda de calor, mas uma baixa pressão vinda do Paraguai ajudará a aumentar levemente a quantidade de nuvens no sul do estado, mas sem chuva.

    No resto do Centro-Oeste o final de semana deve ser ensolarado, com temperaturas altas e ar seco. Aqui vai o lembrete para se hidratar e evitar exposição prolongada ao sol, já que a umidade relativa do ar ficará baixa nas horas mais quentes do dia, entre meio-dia e às 15h.

    Também fica calor no Sudeste. Sábado deve ser de céu azul e dia ensolarado em boa parte da região, incluindo as capitais. Com exceção de poucas áreas, o tempo fica firme e a umidade do ar deve cair ainda mais no interior. Enquanto isso, no norte do Espírito Santo e no Vale do Jequitinhonha, uma alta concentração de nuvens deve provocar chuvas rápidas ao longo do dia.

    No Nordeste, ventos constantes soprando do mar contra a costa irão estimular a formação de uma grande quantidade de nuvens carregadas sobre a costa leste da região. O Climatempo alerta para risco de temporais desde o litoral do Sergipe até o Rio Grando do Norte, com possibilidade de mar agitado nestas mesmas regiões.

    Já no litoral do Ceará, o sol deve aparecer, mas a nebulosidade tende a aumentar ao longo do dia, com previsão de pancadas fortes de chuva. Também pode chover de maneira moderada no leste e sul da Bahia e no litoral do Maranhão. Todo o interior do Nordeste continua com ar seco e tempo firme.

    No Norte do país, as condições meteorológicas seguem favorecendo chuva forte sobre boa parte da região. Mesmo assim, o sábado ainda deve ser de sol, mas entre nuvens com risco de chuva forte em Roraima e no Amapá. Esse último estado, inclusive, deve sofrer forte influência da Zona de convergência intertropical (ZCIT) com ainda mais chuvas e umidade.

    A atenção de chuvas também vai para o norte do Amazonas e o litoral do Pará. Já entre o sul do Pará, Tocantins, Rondônia, sul do Amazonas e parte do Acre, o sábado deve ser de sol com poucas nuvens e tempo firme.

    Sob supervisão de André Rigue