Santa Catarina decreta novas medidas de isolamento social por 14 dias

Segundo o governador Carlos Moisés, medida tem o objetivo de achatar a curva de contágio para evitar um colapso do sistema hospitalar

Tiago Tortella, da CNN em São Paulo
Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), em entrevista para a CNN
Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), em entrevista para a CNN  • Foto: CNN Brasil
Compartilhar matéria

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), decretou nesta segunda-feira (13) novas medidas de distanciamento social no estado para os próximos 14 dias.

Assim, ficam proibidos até o dia 27 de julho eventos e competições esportivas organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) ou pela iniciativa privada. Também está suspenso pelo mesmo período o funcionamento de cinemas, teatros, casas noturnas, museus e qualquer espetáculo que gere aglomeração.

Segundo Carlos Moisés, a medida tem o objetivo de achatar a curva de contágio nas regiões catarinenses, para evitar um colapso do sistema hospitalar. “Nós já ampliamos a oferta de leitos de UTI em quase 70%, porém o sistema está tensionado em algumas regiões. Precisamos ampliar o isolamento social para passar por esse período”, disse o governador.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI é preocupante no estado. Segundo dados atualizados nessa segunda, a ocupação dos leitos de terapia intensiva do SUS em Santa Catarina está em 71,7%. Além disso, o secretário lembra que os prefeitos continuam com o poder de tomar medidas mais restritivas caso considerem necessário. 

Ribeiro explicou que 14 dias é o tempo de maturação dessas medidas, que terão o impacto avaliado a cada dia.

Leia também:

Brasil confirma 20.286 casos e 733 mortes por Covid-19 em 24 horas

OMS registra novo recorde diário de casos de Covid-19 no planeta

"Este decreto também faz parte deste compartilhamento de decisões com os prefeitos. Algumas regiões estão mais impactadas do que outras, mas, de uma forma geral, o Estado precisou fazer essa intervenção para trazer um regramento, mas mantemos o contato diário com os municípios para ver o que cada região pode fazer ainda mais”, disse o secretário.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde desta segunda (13), 43.815 casos de Covid-19 já foram confirmados no estado e 517 pessoas morreram em decorrência do vírus. Um total de 35.636 pessoas estão recuperadas.