Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Seca no Amazonas: com 60 dos 62 municípios do estado afetados, governo anuncia novas medidas emergenciais

    Governo do Amazonas conta com o apoio de quatro aeronaves para intensificar o combate aos incêndios

    Lago Puraquequara atingido pela seca, em Manaus
    Lago Puraquequara atingido pela seca, em Manaus 06/10/2023REUTERS/Bruno Kelly

    Carol Queirozda CNN

    Manaus

    A cidade de Manaus amanheceu, nesta quarta-feira (11), coberta por uma fumaça densa que incomoda e tem se tornado rotina na capital amazonense. Conforme apontam os dados do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar é considerada péssima em diversos pontos da cidade.

    Segundo a Defesa Civil do Amazonas, no período de 12 de julho a 09 de outubro, mais de 2.000 focos de incêndio foram combatidos.

    Atualmente, o governo estadual conta com o apoio de quatro aeronaves para intensificar o combate aos incêndios. Uma foi cedida pelo governo do Mato Grosso do Sul; outra pelo Distrito Federal, uma terceira aeronave foi cedida pela Marinha, e uma última pertencia à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM).

    Arraste para o lado e veja imagens do rio Amazonas em setembro de 2022 e setembro de 2023:

    No início de outubro, 23 agentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) chegaram ao Amazonas.

    Esses agentes contribuirão para as ações em curso do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), especialmente no combate às queimadas na Região Metropolitana de Manaus (RMM).

    Veja também: Por conta da seca, 4ª maior hidrelétrica do país é paralisada