Sem distanciamento, multidão passa Réveillon em praia de Cabo Frio (RJ)

As imagens impressionam pela desobediência às normas de distanciamento social e medidas restritivas enfrentadas pela população por causa do novo coronavírus

Por Stéfano Salles, da CNN no Rio

Ouvir notícia

 

Não houve grandes aglomerações no Réveillon mais famoso do Brasil, em Copacabana. Mas em outra importante cidade turística do Rio de Janeiro, a ausência de fogos não significou praia vazia. Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, uma multidão acompanhou a chegada de 2021 na principal praia da cidade, a Praia do Forte.

As imagens impressionam pela desobediência às normas de distanciamento social e medidas restritivas enfrentadas pela população por causa do novo coronavírus, e logo viralizaram nas redes sociais.

Multidão se aglomera na beira da praia de Cabo Frio durante a virada do ano (01.

Multidão se aglomera na beira da praia de Cabo Frio durante a virada do ano (01.jan.2020)

Foto: CNN Brasil

No dia 29 de dezembro, a Prefeitura de Cabo Frio publicou um decreto, que proibiu a realização de eventos na virada. Não eram permitidas festas, comemorações em bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques, boates, casas de festas, clubes, rede hoteleira, e em qualquer outro espaço, com ou sem cobrança de ingressos.

Leia também

Sem festa de Réveillon, Rio de Janeiro recolhe 89% menos lixo em Copacabana

Desrespeito ao isolamento é pior do que mutação do vírus, diz médico

Esteve em praias ou aglomerações? Saiba como evitar ser vetor da Covid-19

A norma proibiu também a realização de shows e eventos de qualquer tipo na orla, mas o acesso da população à área não foi restrito, como aconteceu na capital. Mas a queima de fogos da cidade, um evento também tradicional, já tinha sido proibida há meses.

Multidão se aglomera na beira da praia de Cabo Frio durante a virada do ano (01.
Multidão se aglomera na beira da praia de Cabo Frio durante a virada do ano (01.jan.2020)
Foto: CNN Brasil

O pacote de restrições tinha sido imposto pela gestão anterior da prefeitura. Nesta sexta-feira, já sob a nova gestão, de José Bonifácio (PDT), a prefeitura respondeu, por nota. Disse que a nova gestão fará no sábado (amanhã) “uma reunião do novo Gabinete de Soluções Contra a Covid-19, composto por membros do governo e da sociedade. Durante a reunião, serão definidas as primeiras medidas de combate à pandemia na cidade”.

Cabo Frio tem 230 mil habitantes, mas a população chega a triplicar em na alta temporada, como no fim de ano, Carnaval e feriados prolongados. Isso, graças à proximidade com a capital, de onde fica separada por cerca de 160 quilômetros. Segundo o Boletim Coronavírus do governo do estado, divulgado ontem, Cabo Frio fechou o ano com 4.865 casos confirmados de Covid-19, com 226 mortos.

Mais Recentes da CNN