Senado aprova limite de juros de cartão e cheque especial e mais de 7 de agosto

As informações mais importantes do começo desta sexta-feira (7)

Da CNN

Ouvir notícia

A fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as quase 100 mil mortes pela Covid-19 no país, a aprovação pelo Senado do projeto que limita a cobrança de juros no cartão de crédito e no cheque especial e o anúncio do adiamento da reabertura de escolas em SP são alguns dos destaques da manhã desta sexta-feira, 7 de agosto de 2020.

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse, durante live na quinta-feira (6), que lamenta a possibilidade do Brasil superar a marca de 100 mil mortes pela Covid-19. Ele afirmou que “é preciso tocar a vida”. O país tem, por enquanto, mais de 98.400 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Senado

O Senado aprovou o projeto de lei que limita em 30% ao ano os juros cobrados por bancos em operações com cartão de crédito e cheque especial. A medida, que segue agora para a análise na Câmara dos Deputados, vale para operações de créditos contratadas desde o início da pandemia até 31 de dezembro.

Volta às aulas em SP

O governador de São Paulo, João Doria, deve anunciar nesta sexta-feira (7) o adiamento da reabertura das escolas no estado para 5 de outubro. A previsão, no início, era retomar as aulas presenciais em 8 de setembro. No entanto, isso só seria possível se todo o estado estivesse por 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo, o que não vai acontecer.

Edmar Santos

O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, foi solto após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele estava preso desde 10 de julho após ser investigado por supostos crimes envolvendo desvio de recursos da saúde durante a pandemia. O pedido de soltura alegou que a investigação e ações penais deste caso devem correr no âmbito federal.

Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto envolvendo os aplicativos TikTok e Wechat. Eles serão proibidos de operar no país em 45 dias caso não sejam vendidos. Os dois aplicativos são de empresas chinesas. 

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Edição: André Rigue)

Mais Recentes da CNN