Séries Originais explica por que os rios são as ‘veias do Pantanal’

Sem os rios e o clima úmido, o Pantanal não existiria, e a preservação da natureza pode determinar o futuro do bioma

A diminuição da umidade no Pantanal causou muitas dificuldades na região este ano
A diminuição da umidade no Pantanal causou muitas dificuldades na região este ano Foto: CNN Brasil

Da CNN

Ouvir notícia

O último episódio da série Expedição Pantanal, que será exibido no domingo (8), vai explicar a importância do elemento água para o Pantanal. Em uma viagem pelo Rio Cuiabá, um dos principais do bioma, a equipe da CNN vai buscar as particularidades desse lugar.

“As águas são as veias do Pantanal”, afirma o agrônomo e cientista do solo Eduardo Guimarães Couto. Um oásis em meio ao Cerrado, o Pantanal só existe por conta da umidade presente na região, que permitiu o desenvolvimento da flora e fauna locais. 

Durante o trajeto, especialistas alertam para os efeitos da ação humana nas águas dos rios, e consquentemente, na vegetação.

“A água vem lavando, cai na bacia hidrográfica e traz consigo todas as informações: a poluição, os agrotóxicos, os resíduos sólidos e isso vai ser depositado no pantanal”, conta Ibraim Fantin, doutor em recursos hídricos pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

O elemento ar também faz toda a diferença na dinâmica do bioma. O clima é essencial para manter o equilíbrio do ecossistema. O regime de chivas atípico deste ano, deixou o clima mais seco e quente na região Centro-Oeste do Brasil, com temperaturas chegando a até 44ºC em Cuiabá.

A falta de chuva, e consquentemente, a diminuição da quantidade de água no Pantanal levaram à diversas queimadas, que se espalharam pela vegetação e prejudicaram muitos animais, seja pela destruição do habitat, ou por ferimentos diretos, como queimaduras.

A ecóloga Cátia Nunes destacou que para a conservação integral do Pantanal, é preciso também cuidar da preservação da Amazônia.

Ela explica que as correntes de ar úmido vindas da floresta que preservam a região pantaneira, e mantém a umidade, e por esse motivo, o Pantanal pode ser prejudicado pelos desmatamentos no bioma vizinho.

Jacaré no pantanal
Os animais também sofrem com os efeitos da seca no bioma
Foto: CNN Brasil

Bahia de todos nós

O povo da Bahia é retratado na cultura brasileira
O povo da Bahia é retratado na cultura brasileira
Foto: CNN Brasil 

Após percorrer diversos aspectos da vida na Bahia, como a fé, a comida e a música, a equipe da CNN vai conhecer profundamente aquilo que torna o lugar tão especial: o povo. 

No estado, atualmente vivem cerca de 15 milhões de baianos, e 3 milhões fora dele. Na terra onde nasceram ícones da cultura nacional, reais e fictícios, o Séries Originais vai conhecer quem são as Gabrielas e as Tietas de hoje em dia. 

A cantora Daniela Mercury deu seu depoimento sobre a terra natal: “Eu sempre me senti no centro do mundo na Bahia”.

O episódio vai mostrar lugares que marcaram a cultura brasileira e permanecem como símbolos da Bahia. A casa em que viveu o escritor Jorge Amado é um desses exemplos. Nascido em Itabuna, no interior do estado, o autor escreveu 49 livros, entre eles os famosos: Gabriela Cravo e Canela e Capitães da Areia.

Nossa equipe também visita a casa de Dona Canô, mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, que inspirou diversas canções e poemas. Ela viveu em Santo Amaro, no recôncavo baiano. 

A primeira santa brasileira, Irmã Dulce, também nasceu na Bahia. Canonizada em 2019 pelo Vaticano, ela permanece muito querida e admirada pelos moradores da região. “Ela nunca rejeitou um doente.

Ela sempre pedia pra gente, para os médicos, para os funcionários que nunca deixássemos um doente ir embora sem ser atendido, que aquela fosse a última porta que se fechasse”, conta Irmã Olívia, amiga e colega de Irmã Dulce.

Irmã Dulce em escola na Bahia
Irmã Dulce em escola na Bahia
Foto: Reprodução

Apresentado por Evaristo Costa, o Séries Originais começa às 19h20, aos domingos, na CNN.

A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN.

Séries Originais é transmitido também ao vivo pelo site da CNN.

Mais Recentes da CNN