SP e RJ devem registrar frio e chuva durante o período de Carnaval

Próximos dias devem começar frios e terminar chuvosos, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Pedestres se protegem do frio e da chuva na Avenida Paulista, região central de SP
Pedestres se protegem do frio e da chuva na Avenida Paulista, região central de SP Foto: Fábio Vieira - 21.ago.2020 / Estadão Conteúdo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

São Paulo e Rio de Janeiro, assim como boa parte da região Sudeste, devem ter prevalência de frio no começo do dia e pancada de chuva no fim da tarde durante durante o período de Carnaval, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Inmet projeta ainda “acumulados significativos” de chuva em Minas Gerais e no Espírito Santo, onde são esperados mais de 150 mm de precipitação em algumas localidades.

Já o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da prefeitura de São Paulo, diz que as precipitações mais volumosas nos fins de tarde e durante as noites, têm “elevado potencial para a formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, além de deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco”.

O sistema Alerta Rio, da prefeitura fluminense, alerta para a grande amplitude térmica nos próximos dias e para a possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte serem acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Restrições por causa da pandemia

Como neste ano o Carnaval será bem diferente do que conhecemos devido à pandemia da Covid-19, o destaque da folia vai acontecer de diversas formas pela internet: lives, blocos em videogames e até mesmo desfiles de escolas de samba em forma de maquete.

Vale lembrar também que o calendário de feriados bancários está mantido e segunda (15) e terça-feira (16) não haverá atendimento ao público nas agências. Os bancos retomam atendimento às 12h da quarta-feira de cinzas, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Mais Recentes da CNN