SP: operação prende 89 pessoas na região da Cracolândia
Ação das polícias Civil e Militar localizou foragidos e presos que não retornaram após saidinha de fim de ano
Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar de São Paulo prendeu 89 pessoas, na madrugada desta sexta-feira (12), na região da Cracolândia, no centro da capital.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre os presos estavam sete foragidos da Justiça, detentos que não retornaram após o fim da ‘saidinha’ e pessoas que estavam em liberdade condicional sem seguir as regras do benefício.
A ação, que contou também com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, foi batizada como ‘Operação Resgate’. Segundo a SSP, essa foi a primeira etapa da operação neste ano, e o objetivo é combater a criminalidade e o tráfico de drogas no centro de São Paulo.
Ao todo, 1,2 mil pessoas foram abordadas durante a operação, que começou ainda no final da noite de ontem (11). Os detidos foram encaminhados ao 12º Distrito Policial, no Pari.
“Todos foram conduzidos até a delegacia e cadastrados em uma ocorrência policial. Comunicamos o Poder Judiciário sobre a situação de descumprimento para que, de acordo com o entendimento da Justiça, esse indivíduo seja levado à prisão pelo descumprimento das medidas cautelares”, afirmou o delegado Marco Aurélio Batista, que coordenou a operação.
Além dos presos, a Polícia Civil também identificou quatro usuários que desejavam encaminhamento ao Hub de Cuidados de Crack e Outras Drogas, serviço do governo que oferece acolhimento a usuários, desintoxicação e atendimento em unidades terapêuticas.
No local, os dependentes passaram por triagem e foram entrevistados pelas equipes de saúde. Segundo a polícia, os quatro desejaram permanecer para dar início ao tratamento.
De acordo com o supervisor de enfermagem do Hub, Eduardo Moreira Pinheiro, depois da triagem os usuários devem ser encaminhados para atendimento médico para avaliar questões clínicas e psíquicas que definem se eles têm condições de serem levados para uma comunidade terapêutica ou uma unidade hospitalar.