STF determina que ex-médico Roger Abdelmassih seja transferido para hospital penitenciário
Roger Abdelmassih foi condenado a 173 anos de prisão por ter abusado sexualmente de pacientes
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência de Roger Abdelmassih da Penitenciária de Tremembé, no Vale do Ribeira, para o Hospital Penitenciário do Estado de São Paulo. A decisão é do dia 1º de março e foi pulicada na segunda-feira (6) no Diário da Justiça.
Em recente avaliação clínica, realizada no dia 24 de fevereiro de 2023, Abdelmassih foi diagnosticado com insuficiência cardíaca com provável insuficiência renal secundária.
De acordo com o laudo médico apresentado nos autos do processo, esse quadro pode culminar com edema agudo do pulmão, com grande risco de morte. Além disso, foi apontada a permanência de um quadro de anorexia.
O ministro Ricardo Lewandowski salientou que reconhece a gravidade dos crimes cometidos pelo ex-médico e decidiu pela transferência ao hospital penitenciário até que ele tenha condições físicas para retornar ao cárcere, o que deve ser atestado por um novo laudo médico.
Roger Abdelmassih foi condenado a 173 anos de prisão por ter abusado sexualmente de pacientes. Ele teve sua primeira entrada no sistema prisional decretada em agosto de 2009. Desde julho de 2021, o ex-médico está preso na Penitenciária de Tremembé, após ter a prisão domiciliar revogada pela Justiça.
A CNN aguarda resposta da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo sobre a transferência do detento.