STJ adia novamente julgamento sobre foro de Cláudio Castro, governador do Rio
Nesta quarta-feira (21), processo foi pautado, mas não foi chamado

rO Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou novamente o julgamento do recurso do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), no qual ele pede que o processo contra ele seja mantido na Corte. O julgamento já foi adiado por, pelo menos, sete vezes.
Nesta quarta-feira (21), o processo foi pautado, mas não foi chamado. Na prática, os ministros vão analisar se aceitam o pedido de Castro para que todo o seu processo volte a tramitar em Brasília. Como todo governador, Castro quer ter foro no STJ.
Em abril deste ano, o caso seria retomado, mas foi adiado por causa de um pedido de vista do Benedito Gonçalves. O relator, ministro Luís Felipe Salomão, votou para o caso continuar no STJ.
Castro foi citado em denúncia por participação em esquema de desvio de verbas da saúde quando ainda ocupava o cargo de vice-governador.
Quando o ex-governador do Rio Wilson Witzel perdeu o foro de governador, o ministro Benedito Barbosa, do STJ, mandou todo o caso baixar do tribunal para a primeira instância da Justiça Federal, o que incluía o atual governador Cláudio Castro, porque o ministro entendeu que os fatos em investigação eram relacionados com o período em que Castro era vice-governador.
O ministro concluiu que “não persistia nenhuma autoridade com foro por prerrogativa de função no STJ, nem por continência, nem por conexão”.
A CNN procurou a assessoria do governador, que ainda não se manifestou.