Brasileiro deportado dos EUA é encontrado após fugir de UPA em MG

Iago Queiroz Costa, de 32 anos, desapareceu no sábado (25) e foi encontrado na manhã deste domingo (26)

Luisa Nicacio, da CNN Brasil*, Daniela Mallmann, da CNN Brasil, São Paulo e Belo Horizonte
Compartilhar matéria

O brasileiro Iago Queiroz Costa, de 32 anos, deportado dos Estados Unidos e dado como desaparecido na manhã de sábado (25), após fugir de uma UPA (Unidade e Pronto Atendimento) em Minas Gerais, foi encontrado na manhã deste domingo (26).

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o rapaz foi encontrado por volta das 7h45, na Estação Pampulha, em Belo Horizonte (MG).

A CNN Brasil também entrou em contato com a família e, segundo eles, Iago ligou para o irmão e pediu para que ele o buscasse no Terminal de ônibus de Belo Horizonte (MG). Em seguida, os familiares acionaram a Polícia Civil.

De acordo com a família, até a manhã deste domingo (26), nenhum familiar havia sido contato por integrantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A CNN Brasil questionou a pasta sobre isso e aguarda retorno.

Em uma primeira nota, o MDHC informou que a família de Iago foi comunicada e que o ministério acompanha o caso e articula junto aos órgãos competentes como Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado e a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

O MDHC afirmou que visa o seguimento das "medidas de proteção e cuidado necessários".

Brasileiro deportado dos EUA desaparece após fugir de UPA em Minas Gerais

Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que após investigações, localizou o desaparecido e comunicou a família. Ainda segundo a PCMG, Iago foi encaminhado para tratamento médico.

Relembre o caso

Iago Queiroz Costa, 32 anos, de Montes Claros, foi deportado dos Estados Unidos e desembarcou no Aeroporto Internacional Belo Horizonte/Confins, em Confins , na noite da última quarta-feira (22) .

Segundo o MDHC (Ministério de Direitos Humanos e Cidadania), Iago apresentava sinais de surto psicótico e delírios,  e por isso recebeu atendimento psicológico.

Após avaliação, a Superintendência do Ministério da Saúde em Minas Gerais orientou a chamada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e, então, o homem foi encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Vespasiano, onde foi internado.

Na manhã deste sábado (25), o MDHC tentou contato com a unidade, que informou que Iago havia sido procurado para atendimento, porém fugiu durante a madrugada.

*Sob supervisão de Luan Leão