Cidade da Grande BH registra tremores de terra na noite desta terça (16)
Registros foram feitos pela Rede Sismográfica Brasileira e analisado pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo)
Dois tremores de terra foram registrados na região da cidade de Contagem, na Grande Belo Horizonte (MG), entre a noite desta terça-feira (16) e a madrugada desta quarta (17). Os registros foram feitos pela Rede Sismográfica Brasileira e analisado pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo).
Segundo o órgão, o primeiro tremor aconteceu às 22h12 de terça, de magnitude 2.9 mR, e o segundo às 2h25 desta quarta, cerca de quatro horas após o primeiro evento, de magnitude 2,5 mR. O mR é a unidade de medida da Escala Richter para estabelecer a intensidade dos tremores.

De acordo com a Defesa Civil de Contagem, a causa dos tremores ainda não foi identificada e o abalo trata-se de um risco sismológico, e não um meteorológico. O órgão informou que, até o momento, nenhuma ocorrência em desdobramento dos tremores foi registrada e que a situação continua sendo monitorada.
Vídeos obtidos pela CNN mostram momentos em que os abalos causam movimentações na terra da região. Assista:
A Rede Sismográfica também informou que moradores de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Betim, Ibirité, Esmeraldas e de outros municípios da região relataram que sentiram o abalo.
“Pequenos tremores em MG não são incomuns, pelo contrário. É o estado com o maior nº de abalos registrados. Os tremores naturais, na grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explica Bruno Collaço, sismólogo da USP e da RSBR.
A Defesa Civil de Minas Gerais informou que deve receber relatórios técnicos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro de Sismologia da USP nesta quarta-feira (17). "Esses documentos vão indicar se os tremores foram causados por fenômenos naturais ou por alguma explosão", afirma o órgão.
A RSBR é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).