Minas Gerais registra primeiro caso suspeito de sarampo em 2025
Pacientes são duas criança de Uberlândia; estado não registrava episódios da doença desde 2020
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou dois casos suspeitos de sarampo no município de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro. O estado não registrava casos autóctones de sarampo desde o ano de 2020.
Os casos suspeitos são em duas crianças, que apresentaram sintomas compatíveis com a doença. As crianças não possuem registro vacinal. As crianças passaram por exames para confirmar ou descartar os casos.
Elas estão sendo acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde sob supervisão da equipe de Vigilância Epidemiológica Municipal e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais Estadual e de Uberlândia.
Em 2020, Minas Gerais registrou 22 casos de sarampo. Já em 2024, um caso da doença foi confirmado em um adolescente de 17 anos, que tinha viajado recentemente para a Inglaterra.
6 respostas para se proteger contra o sarampo
Transmissão, sintomas e vacinação
O sarampo se espalha pelo ar por meio de secreções de indivíduos infectados e pode infectar pessoas de todas as idades. Os sintomas são febre alta, acima de 38,5°C, manchas vermelhas na pele que começaram na cabeça , tosse seca, coriza, conjuntivite.
A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo — e é composta por duas doses da vacina. No Brasil, a vacinação regular prevê a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade, podendo incluir outras faixas etárias em campanhas específicas.
Saiba quais são os sintomas, transmissão, tratamento e prevenção
*Sob supervisão de AR.


