Após quase um mês, UPA invadida por criminosos vai ser reaberta no Rio
Eduardo Paes anunciou a reabertura da unidade de Costa Barros para dia 27 de outubro; local foi fechado em 30 de setembro após invasão de bandidos
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou o retorno das atividades da UPA Costa Barros, na zona Norte do Rio, durante uma visita à unidade realizada neste sábado (18). O funcionamento foi paralisado após uma invasão de bandidos ao local na manhã do dia 30 setembro.
Durante a visita, Eduardo Paes reforçou o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde e do governo do estado junto às forças de segurança pública na proteção dos profissionais de saúde e pacientes que frequentam a unidade.
Relembre o caso
Dois homens armados invadiram a Unidade de Pronto Atendimento de Costa Barros na manhã do dia 30 de setembro, em busca de rivais que haviam sido baleados. No episódio, dois pacientes foram agredidos e levados pelos criminosos, que também ameaçaram os profissionais da UPA.
As atividades foram interrompidas após o registro desse e demais casos de violência, incluindo o assassinato a tiros de um homem no estacionamento da unidade e o ataque a tiros ao carro de uma médica.
Como medida, a Secretaria Municipal de Saúde enviou ofícios para as secretarias de Estado de Segurança Pública e de Polícia Militar solicitando a garantia de segurança para o funcionamento das unidades públicas de saúde.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo