Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas para todo estado do RJ

Algumas regiões já registraram impactos neste domingo, como acidentes de trânsito nos bairros do Maracanã e na Linha Vermelha na altura do Aeroporto Internacional do Galeão, na zona Norte

Rafael Saldanha, da CNN Brasil
O COR (Centro de Operações e Resiliência) da Prefeitura do Rio de Janeiro já havia emitido um alerta de ressaca a partir deste sábado (3), com ondas de até 3 metros de altura.  • Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro emitiu um alerta para todas as cidades fluminenses para possibilidade de fortes chuvas neste domingo (4).

Além das chuvas, há alerta para raios por conta da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O aviso é válido das 8h deste domingo até as 6h desta segunda-feira (5).

De acordo com a Defesa Civil e o CEMADEN-RJ, estão previstas pancadas isoladas de chuva de intensidade moderada a forte. A orientação é que a população acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais e que siga as recomendações da Defesa Civil local e do plano de contingência municipal.

O COR (Centro de Operações e Resiliência) da Prefeitura do Rio de Janeiro já havia emitido um alerta de ressaca a partir deste sábado (3), com ondas de até 3 metros de altura. O aviso, que conta com informações da Marinha do Brasil, também é válido até às 6h desta segunda.

O órgão da Prefeitura informou na manhã deste domingo que a capital fluminense entrou em estágio 2 por volta das 8h00, o que representa risco de ocorrências de alto impacto, principalmente por causa das chuvas. 

Algumas regiões já registraram impactos neste domingo, como acidentes de trânsito nos bairros do Maracanã e na Linha Vermelha na altura do Aeroporto Internacional do Galeão, na zona Norte, além de bolsões d'água na Tijuca e Grajaú.

Os alertas são um reflexo da mudança brusca de temperatura nos últimos dias no território fluminense. Na última semana, o calor intenso predominou em diversas partes do estado, com milhares de registros de atendimentos em unidades médicas relacionados ao calor e termômetros beirando os 40°C.

1.167 salvamentos no Réveillon

O Corpo de Bombeiros atualizou, na última sexta-feira (2), para 1.167 o número de salvamentos realizados nas praias da zona Sul do Rio de Janeiro no Réveillon. Os resgates foram registrados entre às 6h do dia 31 até as 19h do dia 1º.

A corporação ainda apontou a quantidade de socorros marítimos feitos em cada praia. Veja lista abaixo:

  • Praia de Ipanema (399);
  • Praia de Copacabana (396);
  • Praia do Leme (239);
  • Praia do Arpoador (59);
  • Praia do Leblon (32);
  • Praia do Diabo (32);
  • Praia de São Conrado (8);
  • Praia do Pepino (1);
  • Praia do Vidigal (1).

Ainda de acordo com os novos números, foram realizados 1.666 salvamentos em todo o estado, durante as festas para chegada de 2026. Em comparação, na virada de 2024 para 2025, foram contabilizados 33 resgates em praias de todo o Rio. 

aumento significativo dos números foi atribuído à ressaca, fenômeno que aumenta a agitação do mar, com possibilidade de formação de fortes correntes e valas, o que aumenta o risco de afogamentos.