Frente fria chega com ventos fortes e ressaca no Rio de Janeiro

Com temperaturas em queda, cidade enfrenta rajadas de até 70 km/h e ondas de 3,5 metros

Camille Couto, da CNN, Rio de Janeiro
Frente fria deixou o céu encoberto com rajadas de ventos de até 70 km/h  • Foto: Cléber Rodrigues
Compartilhar matéria

Influenciada pela passagem de uma frente fria, a cidade registrou mudanças no tempo, nesta terça-feira (29), com céu nublado, possibilidade de chuva fraca pela manhã e ventos moderados a fortes. A temperatura já atingiu o pico de 28°C durante a madrugada, mas a previsão é de queda, podendo chegar a 13 °C até o fim do dia.

A situação é agravada pela intensidade dos ventos. Segundo o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), rajadas de até 70 km/h foram registradas na segunda-feira (28), especialmente nas áreas do aeroporto Santos Dumont e na estação do Vidigal.

Ainda segundo o COR, esses ventos causaram queda de árvores e galhos em diferentes regiões da cidade, como São Conrado, Recreio dos Bandeirantes e Alto da Boa Vista.

Ressaca até quinta-feira

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca válido até as 21h de quinta-feira (31), com previsão de ondas de até 3,5 metros atingindo o litoral carioca. O alerta exige atenção redobrada, principalmente para banhistas, surfistas, ciclistas e pescadores.

Recomendações importantes das autoridades:

  • Evitar o banho de mar e esportes aquáticos em áreas com ressaca.

  • Não permanecer em mirantes ou locais próximos ao mar.

  • Seguir orientações do Corpo de Bombeiros nas praias.

  • Pescadores devem evitar navegar durante o aviso.

  • Cuidado ao pedalar na orla se as ondas estiverem invadindo a ciclovia.

  • Em caso de acidente no mar, acione os Bombeiros pelo 193 — nunca tente o resgate por conta própria.

Em casa e nas ruas: como se proteger dos ventos fortes

A Defesa Civil reforça as orientações para segurança diante dos ventos intensos, como manter portas e janelas fechadas, evitar objetos soltos em locais altos e não utilizar velas em caso de apagão. Na rua, recomenda-se evitar áreas com árvores, encostas ou estruturas metálicas, além de manter distância de torres de transmissão e outdoors.

As autoridades seguem monitorando a situação e alertam a população para que acompanhe os boletins oficiais e adote medidas preventivas. A previsão é de que as condições climáticas instáveis continuem pelos próximos dias.