Integrantes do Comando Vermelho são presos em operação em comunidade no Rio

Polícia Civil busca cumprir mandados de prisão contra alvos da facção; moradores relataram tiroteio intenso na região

Camille Couto, da CNN, Rio de Janeiro
Por causa da operação, moradores da região relataram intenso tiroteio desde o início da manhã.  • Reprodução
Compartilhar matéria

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza, nesta quinta-feira (31), mais uma fase da Operação Torniquete, com foco em integrantes do Comando Vermelho que atuam na comunidade de Manguinhos, na zona Norte da cidade. Até o momento, dois suspeitos foram presos e dois fuzis foram apreendidos.

A ação é conduzida por agentes da 21ª DP (Bonsucesso), com o apoio de delegacias distritais, especializadas e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). O objetivo, segundo a corporação, é cumprir mandados de prisão contra alvos da facção que exploram a comunidade.

Segundo dados de inteligência e monitoramento, a região serve de base para atividades criminosas ligadas ao roubo de cargas e ao tráfico de drogas do CV. Os suspeitos também se deslocam entre comunidades vizinhas, como Jacaré e Mandela, onde a facção exerce influência.

Por causa da operação, moradores da região relataram intenso tiroteio desde o início da manhã.

A Operação Torniquete tem como foco combater crimes como roubo, furto e receptação de cargas e veículos, considerados fontes de financiamento para atividades das facções criminosas. Desde setembro de 2024, a operação já resultou em mais de 570 prisões, além da recuperação de cargas e veículos avaliados em cerca de
R$ 40 milhões. Os bloqueios de bens e valores ultrapassam R$ 70 milhões.

As ações seguem em andamento.