Justiça mantém Marcinho VP em presídio federal por mais três anos

Márcio Santos Nepomuceno está em presídio federal desde janeiro de 2007 e possui condenações que somam 55 anos e 8 meses de reclusão

Thomaz Coelho, colaboração para a CNN Brasil, São Paulo
Marcinho VP nasceu no bairro Vigário Geral, na zona norte do Rio de Janeiro, em fevereiro de 1970  • Reprodução/ Redes sociais
Compartilhar matéria

O juízo da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro autorizou a renovação, por mais três anos, da permanência de Márcio Santos Nepomuceno, o “Marcinho VP”, no sistema penitenciário federal. O pedido foi feito pela Secretaria de Estado de Administração Penal do Rio de Janeiro (SEAP-RJ).

Considerado de alta periculosidade e apontado como líder do Comando Vermelho, Marcinho VP está em presídio federal desde janeiro de 2007 e possui condenações que somam 55 anos e 8 meses de reclusão. Atualmente, cumpre pena no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande (MS).

Na decisão, o juízo afirmou que a manutenção do apenado no sistema federal segue necessária para dificultar articulações criminosas no Rio de Janeiro.

Rio tem 58 lideranças de facções em presídios federais

A decisão cita ainda a megaoperação Contenção, deflagrada em 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha — áreas consideradas reduto de Marcinho VP — para alertar sobre o "risco do retorno do apenado ao sistema penal do estado".

O juízo também mencionou o histórico de transgressões do apenado. No sistema prisional fluminense, Marcinho VP acumula 15 registros disciplinares, 10 deles de natureza grave, incluindo participação em uma das rebeliões mais notórias do Rio, em 2002, no Complexo de Gericinó.