Nevoeiro fecha Aeroporto Santos Dumont por quase duas horas no Rio
Fenômeno meteorológico comprometeu operações no centro do Rio; filas e atrasos também foram registrados no desembarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim

O Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, ficou fechado para pousos e decolagens nesta quarta-feira (4) das 6h20 às 8h05, devido a um denso nevoeiro que comprometeu a visibilidade.
Até o momento, foram registrados 21 voos cancelados, entre chegadas e partidas, e cinco voos alternados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). O Santos Dumont só voltou a operar visualmente para pousos e decolagens a partir de 9h30.
De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), o nevoeiro foi registrado simultaneamente nos dois principais aeroportos da cidade entre 6h e 7h.

A administração do RIOgaleão informou que as operações de pouso e decolagem no aeroporto da Ilha do Governador seguiram normalmente.
Mesmo operando sem restrições meteorológicas, o Galeão enfrentou reflexos da situação no Santos Dumont. Passageiros relataram filas e atrasos no procedimento de desembarque.
Em nota, o RIOgaleão afirmou que a Receita Federal está conduzindo uma operação padrão com fiscalização mais detalhada de 100% dos passageiros no Desembarque Internacional, causando impacto na operação.
"O tempo de liberação de bagagens e o atendimento aos passageiros de voos internacionais está levando muito mais tempo que o usual. Equipes do aeroporto estão atuando no local para prestar informações e auxiliar na organização do fluxo de passageiros", completa a nota.
As condições climáticas começaram a melhorar por volta das 8h, permitindo a retomada gradual das atividades no Santos Dumont. A situação dos demais voos afetados segue em monitoramento.


