Ônibus são usados como barricadas após operação em Madureira, no Rio
Um suspeito foi ferido durante ação; polícia segue atuando na região
Pelo menos 13 ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas na manhã desta terça-feira (15) na Rua Edgard Romero, em Madureira, na Zona Norte do Rio. De acordo com o Rio Ônibus, as chaves dos veículos foram levadas e os coletivos posicionados para bloquear a via.
Equipes do COE (Comando de Operações Especiais), com apoio do BPChq (Batalhão de Polícia de Choque), do BAC (Batalhão de Ações com Cães), do BTM (Batalhão Tático de Motociclistas) e do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) realizam uma operação na comunidade da Serrinha, em Madureira, pelo segundo dia consecutivo.
De acordo com a PM, a operação representa um esforço estratégico e diário para enfraquecer e combater organizações criminosas que promovem violência e ameaçam a rotina da população.
Durante a operação, equipes do BOPE foram alvo de disparos e deram início a um confronto. Um suspeito foi ferido e com ele apreendido um fuzil e um carregador com munições. O suspeito foi socorrido para o Hospital Carlos Chagas, e ainda não há atualização sobre o estado de saúde.
Moradores e comerciantes relataram desde manhã, por meio das redes sociais, um clima de tensão na região, com registros de barulhos de tiros e movimentação anormal nas ruas.
Por conta dos ônibus sequestrados, 15 linhas que circulam pela região tiveram seus itinerários impactados. São elas:
- 298 (Acari x Castelo);
- 355 e SR355 (Madureira x Praça Tiradentes);
- 685, SVA685 e SVB685 (Irajá x Méier);
- 774, SV774 e 775 (Madureira x Jardim América);
- 712 (Irajá x Cascadura);
- 721 (Vila Cruzeiro x Cascadura);
- SV777 (Padre Miguel x Madureira);
- 778 (Pavuna x Cascadura);
- 918 (Bangu – Jardim Violeta x Bonsucesso);
- 940 (Madureira x Ramos).
A MobiRio, responsável pelo sistema BRT, informou que os serviços foram temporariamente suspensos por cerca de duas horas e meia nas imediações da estação Mercadão, também em Madureira, devido a manifestação na via. Por volta das 13h, a operação foi retomada no local.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou que a Avenida Ministro Edgard Romero também chegou a ser interditada nos dois sentidos, na altura do Mercadão de Madureira.
De acordo com a PM, após atuação dos agentes, o trânsito foi liberado e o policiamento segue reforçado na região e no entorno.
Durante a operação, policiais do BOPE localizaram muros com aberturas conhecidas como “seteiras”, utilizadas por criminosos para posicionar fuzis e atirar contra as forças de segurança.
No alto da Comunidade da Serrinha, os agentes demoliram duas casas que eram usadas como esconderijo e ponto de apoio para a movimentação da organização criminosa nas disputas territoriais.


