Operação cumpre mandados após morte de jovem em clínica de estética no Rio

Ação da Decon busca provas em endereços no Rio e na Baixada; inquérito está em fase final

Camille Couto, da CNN, no Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

A Decon (Delegacia do Consumidor) faz uma operação, nesta quarta-feira (1º), para cumprir oito mandados de busca e apreensão em endereços ligados a investigados pela morte de Marilha Menezes Antunes, ocorrida durante um procedimento estético no dia 8 de setembro, em uma clínica de Campo Grande, zona Oeste do Rio.

As diligências acontecem em bairros da zona Norte da capital: Irajá, Bonsucesso, Vista Alegre, Jardim América e Cascadura, e em Mesquita, na Baixada Fluminense.

A ação ocorre após trabalhos de inteligência apontarem novas falhas no procedimento cirúrgico, o que levou à necessidade de reunir mais provas. Entre os alvos está uma enfermeira, investigada por supostamente realizar atos privativos da atividade médica. Segundo a polícia, a investigação está em fase final.

No dia 15 de setembro, o médico responsável pela cirurgia foi preso e responderá por homicídio e falsidade ideológica. Em diligências anteriores, duas mulheres também foram presas em flagrante por crime contra as relações de consumo.

Agentes da Decon cumprem oito mandados de busca e apreensão na capital e na Baixada Fluminense • Reprodução
Agentes da Decon cumprem oito mandados de busca e apreensão na capital e na Baixada Fluminense • Reprodução

A clínica onde a cirurgia foi realizada foi interditada após fiscalização do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) e da Vigilância Sanitária, que encontraram grande quantidade de medicamentos vencidos no centro cirúrgico, na farmácia e no carrinho de parada cardíaca, localizado na sala onde a vítima faleceu.

Além das falhas médicas, a Decon também apura a existência de uma rede clandestina de captação de pacientes. De acordo com a investigação, pessoas ligadas ao grupo faziam promessas pela internet, oferecendo procedimentos estéticos, e recebiam valores por indicar clientes para as cirurgias.