Operação da polícia mira delivery de drogas do Comando Vermelho no RJ

Ação ocorreu na capital e na Região dos Lagos após investigação da Desarme

Camille Couto, da CNN Brasil, no Rio de Janeiro
Agentes da PCERJ fazem diligências nas comunidade da Nova Holanda, no Complexo da Maré, além de outros pontos da Zona Norte da capital e municípios da Região dos Lagos  • Reprodução
Compartilhar matéria

Policiais civis cumpriram 30 mandados de busca e apreensão em comunidades do Complexo da Maré, na zona norte do Rio, durante as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17). A ação ocorreu na comunidade da Nova Holanda e em outros pontos da capital, além de municípios da Região dos Lagos. Moradores relataram barulho de tiros no momento da entrada das equipes. Ao todo, três pessoas foram presas, além da apreensão de 100kg de maconha apreendidos e 11 veículos recuperados. 

A operação faz parte de mais uma etapa da Operação Contenção, conduzida pela Desarme (Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos). Os mandados têm como alvo pessoas investigadas por envolvimento com o comércio ilegal de armas de fogo, munições, tráfico de drogas e associação criminosa, identificados a partir de grupos de aplicativo de mensagens, onde suspeitos faziam delivery.

De acordo com a PCERJ (Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro), a investigação incluiu trabalho de inteligência e análise telemática, que permitiram identificar núcleos especializados na circulação de armamentos, na logística de munições e no abastecimento do tráfico. Parte dos investigados atua a partir do Complexo da Maré, enquanto outros grupos foram localizados fora da capital.

A apuração também apontou a existência de um núcleo com atuação na Região dos Lagos e outro responsável pela distribuição de entorpecentes em diferentes áreas da zona norte, por meio de um esquema de entrega.

Participam da operação agentes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e de unidades do DGPE (Departamento-Geral de Polícia Especializada).