Operação tem troca de tiros, fecha avenidas e estações de trem no RJ
Imagens mostram pessoas deitadas no chão na Avenida Brasil
Uma operação das polícias cariocas na região do Complexo de Israel, no Rio de Janeiro, fecha avenidas e estações de metrô na tarde desta quarta-feira (12). Um helicóptero da PM foi atingido por dois tiros. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Polícia Militar, Comando de Operações Especiais (COE) participou de uma ação conjunta com a Polícia Civil no completo das comunidades de Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
A ação, segundo a PM carioca, conta com agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Ações com Cães e do Batalhão de Polícia de Choque.
Ainda segundo nota da Polícia Militar, na mesma região, agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas e do 16° BPM (Olaria) efetuaram o fechamento preventivo da Avenida Brasil e Linha Vermelha para resguardar a segurança da população.
Pelas redes sociais, a Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou a ação.
OPERAÇÃO🚨| A Polícia Civil RJ realiza operação nas comunidades Parada de Lucas e Vigário Geral, na Zona Norte da capital. O objetivo é checar informações de inteligência da facção criminosa que atua na região. A ação conta com apoio de policias militares na Cidade Alta. pic.twitter.com/87rQvZXzr4
— Polícia Civil RJ (@PCERJ) February 12, 2025
Em nota publicada nas redes sociais, a Supervia falou sobre o fechamento de estações de trem.
Em função de tiroteio nas proximidades da estação Vigário Geral, a circulação ficará entre Central do Brasil x Penha e Duque de Caxias x Saracuruna, sem a necessidade de troca de composição em Gramacho. As estações Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário… pic.twitter.com/oTppapyZcD
— SuperVia (@SuperVia_trens) February 12, 2025
A Rio Ônibus também confirmou que linhas foram desviadas por conta da intensa troca de tiros.
Nota Rio Ônibus
Devido a intenso tiroteio em Cidade Alta, 10 linhas de ônibus municipais estão com desvios nos itinerários. Um ônibus que circulava na linha 774 (Madureira x Jardim América) foi atingido por um tiro.
Mais uma vez reiteramos o apelo as autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca.
Linhas com desvios
- 774 (Madureira x Jardim América)
- 905 (Irajá x Bonsucesso)
- 940 (Ramos x Madureira)
- 335 (Cordovil x Tiradentes)
- 639 (Jardim América x Saens Peña)
- 906 (Jardim América x Caju)
- 379 (Catiri x Tiradentes)
- 349 (Vila Kennedy x Tiradentes)
- 389 (Vila Aliança x Candelária)
- 936 (Campo Grande x Fundão)
Nota - PM do RJ
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que na tarde desta quarta-feira (12/02), o Comando de Operações Especiais (COE) participa de uma ação conjunta com a Secretaria de Estado de Polícia Civil, no complexo de comunidades de Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação conta com o emprego de agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Na mesma região, agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPBE) e do 16° BPM (Olaria) efetuaram o fechamento preventivo da Avenida Brasil e Linha Vermelha para resguardar a segurança da população. Durante a ação, um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Corporação foi atingido e precisou realizar um pouso para avaliar as condições da aeronave. Não houve registro de feridos na ocorrência. A operação ainda está em andamento.
Veja imagens da operação
*Em atualização