Passageiros tentam se proteger durante tiroteio na Zona Norte do RJ
Polícia Civil e Bope realizam operação contra lideranças do TCP na Vila Aliança

Um intenso tiroteio assustou passageiros de um trem na manhã desta quinta-feira (4) nas proximidades da estação Senador Camará, Zona Oeste do Rio. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram as pessoas abaixadas no vagão.
Segundo a Polícia Civil, equipes da corporação e militares realizam uma operação na Vila Aliança. A ação foi planejada com base em informações de inteligência sobre a presença de lideranças da facção Terceiro Comando Puro (TCP) na localidade. Para impedir a entrada das equipes, criminosos revidaram e atearam fogo em barricadas.
Veja o vídeo gravado por um morador que mostra o blindado sobrevoando e o som dos tiros:
Participam da operação a subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (Ssinte), a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope). As diligências estão em andamento.
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) alertou que os motoristas devem evitar a região, principalmente os acessos à Rua Coronel Tamarindo e Rua Doutor Augusto Figueiredo.
A Supervia informou que a circulação de trens ficará restrita aos trechos Central do Brasil x Bangu e Campo Grande x Santa Cruz. O trecho entre as estações Senador Camará e Augusto Vasconcelos permanecerá sem circulação. A medida visa garantir a segurança de colaboradores e passageiros.
O Rio Ônibus comunicou que seis linhas tiveram seus itinerários desviados preventivamente na região de Senador Camará e Vila Aliança. As linhas afetadas são:
- SV790 Campo Grande x Cascadura
- 737 Santíssimo x Cascadura
- 731 Campo Grande x Marechal
- 926 Senador Camará x Penha
- 746 Jabour x Cascadura
- 803 Jabour x Taquara
Confronto interrompeu aulas e afetou serviços de saúde
Na rede municipal, alunos da educação infantil precisaram permanecer nos corredores até o fim do confronto. Já na rede estadual, duas escolas foram fechadas em Senador Camará.

Na área da saúde, a Secretaria Municipal informou que duas unidades de Atenção Primária suspenderam o atendimento para garantir a segurança de pacientes e funcionários. Outras duas mantêm o funcionamento interno, mas tiveram de interromper atividades externas, como visitas domiciliares. As unidades de urgência e emergência seguem abertas.