Polícia Civil apreende 11 veículos em ação contra fraude milionária no Rio
Operação da Draco investiga golpe de quase R$ 6 milhões e prende um suspeito em agência de locação

A Polícia Civil, por meio da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais), realizou uma operação contra uma quadrilha responsável por uma fraude milionária envolvendo veículos. Durante a ação, nesta quarta-feira (20), foram apreendidos 11 automóveis em uma agência de locação localizada dentro de um shopping no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. Um homem foi preso.
De acordo com as investigações, os criminosos aplicaram um golpe de aproximadamente R$ 6 milhões envolvendo grupos multinacionais de investimentos e financiamentos. Uma empresa de fachada, localizada em Minas Gerais, celebrou um contrato para a aquisição de 76 veículos, mas a financiadora não recebeu nenhum pagamento e os carros desapareceram sem deixar rastros.
Segundo a Polícia Civil, a documentação utilizada para a formalização do contrato foi identificada como falsa. A partir desse ponto, os veículos começaram a ser rastreados e, por meio de cruzamento de dados de inteligência e diligências de campo, foi descoberto que parte deles circulava na região de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.
As apurações indicam que os automóveis poderiam estar sendo usados em aplicativos de corrida, possivelmente a serviço de uma milícia local, com objetivo de gerar recursos a partir dessa exploração.
No shopping do Recreio dos Bandeirantes, os agentes identificaram que os veículos estavam sendo oferecidos para locação por uma empresa. Também foram encontrados materiais destinados à manutenção dos carros, uma vez que, devido à origem ilícita, eles não poderiam ser levados a concessionárias ou oficinas autorizadas.
O responsável pela empresa foi preso no momento em que se preparava para realizar uma locação. As investigações continuam para localizar os demais automóveis, identificar outros possíveis sócios da empresa e apurar a destinação financeira dos recursos obtidos com a locação dos carros apreendidos.