Polícia do RJ faz operação em SP contra tráfico de armas e drogas

Mandados são cumpridos em três cidades paulistas; investigação teve inicio após apreensão de fuzis em 2023

Camille Couto, da CNN, no Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

Policiais civis da Desarme (Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos do Rio de Janeiro), com apoio da Polícia Civil de São Paulo, realizam nesta segunda-feira (1) uma operação com o objetivo de desarticular um grupo investigado por transportar armas e drogas para facções criminosas no Rio de Janeiro, com foco na comunidade da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte do Rio, região dominada pelo TCP (Terceiro Comando Puro).

Os alvos estão concentrados nas cidades paulistas de Mogi das Cruzes, Sorocaba e Guarulhos.

As investigações tiveram início após a apreensão de quatro fuzis em agosto de 2023, na Rodovia Presidente Dutra. A partir do flagrante, os agentes identificaram vínculos entre o suspeito preso na ocasião e outros possíveis integrantes da rede, localizados em municípios de São Paulo.

Segundo a polícia, os endereços mapeados funcionariam como pontos de armazenagem de armas e drogas, sedes de empresas de fachada e locais de cultivo clandestino.

Com base nas apurações da Polícia Civil do RJ, foi encaminhada representação à Justiça, que expediu mandados de busca e apreensão e autorizou a quebra de sigilo de dados de dispositivos eletrônicos.

De acordo coma  corporação, esta etapa da operação busca aprofundar as informações e ampliar a identificação da estrutura criminosa investigada.