Polícia envia mais de 4 mil intimações para usuários de celulares roubados

Mensagem informa que usuários tem até 72 horas para entregar os dispositivos adquiridos de forma irregular nas delegacias; ação ocorre em todo o estado do Rio de Janeiro

Alan Cardoso, da CNN Brasil*, São Paulo
Uma pessoa segura celular em uma das mãos
Na convocação anterior, para 3 mil usuários, cerca de mil pessoas foram às unidades da Polícia Civil para devolver os dispositivos  • Tânia Rêgo/Agência Brasil
Compartilhar matéria

A Polícia Civil do Rio de Janeiro enviou mais de 4.200 mensagens de intimação para usuários de celulares roubados. A ação, nomeada de “Operação Rastreio”, começou na segunda-feira (20).

Na mensagem os usuários são informados que tem até 72 horas para entregar os dispositivos adquiridos de forma irregular nas delegacias. Com isso, eles poderão evitar ser responsabilizados criminalmente. “Quem não colaborar será alvo das ações da Polícia Civil”, declara o secretário Felipe Curi.

Os dispositivos recuperados passaram por perícia e os legítimos proprietários serão identificados e terão seus bens restituídos. “É muito importante que o cidadão que não comprou o celular de má-fé coopere com o trabalho da polícia e entregue o aparelho”, afirmou o secretário.

RJ: vítimas são chamadas para buscar celulares recuperados pela polícia

“Esse celular que está nas suas mãos pode ter custado uma vida. Nós vamos responsabilizar todos os que fazem parte da cadeia criminosa”, completou Curi.

A operação começou em maio deste ano e já prendeu mais de 420 pessoas e apreendeu 5.800 celulares. Do total de presos na operação, 360 foram pelo crime de receptação – ou seja, 85% dos detidos.

Na convocação anterior, para três mil usuários, cerca de mil foram às unidades da Polícia Civil para devolver os dispositivos. Outros 1.400 aparelhos foram apreendidos em julho.

*Sob supervisão de AR.