Polícia investiga uso de agulha compartilhada em Feira de Ciências no Rio

Hospital Lourenço Jorge atendeu 20 pessoas após exposição em escola no Recreio

Camille Barbosa, da CNN Brasil, no Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

A Polícia Civil vai investigar o uso de uma mesma agulha em estudantes e visitantes durante uma Feira de Ciências do Colégio Tamandaré, no Recreio dos Bandeirantes, na zona Sudoeste do Rio. O caso aconteceu no sábado (12), na Unidade Recreio II.

Segundo a escola, uma aluna utilizou o dispositivo, usado para coletar sangue em testes de glicose, em até três pessoas. A atividade não era autorizada e foi interrompida após ser identificada.

O Hospital Municipal Lourenço Jorge informou que recebeu 20 pacientes que relataram ter sido expostos após o compartilhamento de lancetas na escola. Todos passaram por avaliação médica e iniciaram o protocolo de profilaxia pós-exposição.

A instituição de ensino orientou os responsáveis por alunos que tiveram o dedo perfurado a procurar atendimento médico. Até o momento, segundo a direção, os testes informados à escola apresentaram resultado negativo.

Nesta segunda-feira (14), uma equipe de saúde estará na unidade para orientar estudantes e responsáveis. O colégio também contratou uma infectologista pediátrica para acompanhar os casos.

No ano passado, a mesma unidade foi alvo de uma denúncia de assédio contra um professor de inglês. O docente acabou preso após o caso.