Polícia mira quadrilha de golpes em empréstimos consignados no RJ

Operação cumpre 13 mandados contra grupo que enganava idosos para desviar valores de novos contratos de crédito

Camille Couto, da CNN, no Rio de Janeiro
Agentes da Decon cumprem mandados de busca e apreensão na Baixada Fluminense e na Costa Verde  • Divulgação PCERJ
Compartilhar matéria

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta quarta-feira (16) uma operação para desmontar uma quadrilha especializada em aplicar golpes de empréstimo consignado, principalmente em idosos.

A ação foi coordenada pela Delegacia do Consumidor (Decon) e cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em endereços na capital, na Baixada Fluminense e na Costa Verde.

Além dos mandados, a Justiça autorizou o bloqueio de R$ 500 mil das contas dos investigados e a quebra do sigilo bancário dos suspeitos.

Segundo a investigação, os criminosos tinham acesso aos dados pessoais das vítimas e se passavam por representantes de bancos. Com um discurso convincente, diziam que era possível quitar um empréstimo antigo por meio de um novo contrato, com condições melhores. O problema é que tudo não passava de um golpe.

As vítimas eram orientadas a transferir todo o valor do novo empréstimo para contas de terceiros, acreditando que as dívidas anteriores estariam resolvidas. A fraude só vinha à tona no mês seguinte, quando a parcela do novo contrato começava a ser descontada.

Quatro pessoas já procuraram a polícia, mas a suspeita é de que haja muitas outras vítimas. Os mandados foram cumpridos nas cidades do Rio, Queimados, Nova Iguaçu e Angra dos Reis.

A Polícia Civil orienta quem foi alvo desse tipo de golpe a registrar ocorrência.