Polícia prende líder de quadrilha que aplicou golpe em turistas britânicos

Suspeita é apontada como uma das envolvidas em "Boa noite, Cinderela" em Ipanema

Camille Couto e Julia Farias, da CNN Brasil, Rio de Janeiro
Raiane Campos de Oliveira foi presa durante operação no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio.  • Reprodução
Compartilhar matéria

Policiais civis da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) prenderam, nesta quarta-feira (14), Raiane Campos de Oliveira, de 27 anos, apontada como uma das principais líderes de uma quadrilha especializada no golpe conhecido como Boa Noite, Cinderela”. Ela era procurada por dopar e roubar dois turistas ingleses em agosto do ano passado, após um evento na Lapa, no Centro do Rio.

A captura ocorreu durante uma megaoperação contra o Comando Vermelho, realizada de forma integrada pela DRF (Delegacia de Roubos e Furtos), pela Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e pelo Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), no Complexo do Chapadão. A ação já contabiliza, até o momento, cinco pessoas presas.

A investigada é apontada como a terceira envolvida no ataque a turistas britânicos ocorrido em 8 de agosto, na praia de Ipanema, na Zona Sul da cidade. Imagens relacionadas ao caso circularam nas redes sociais e mostram um dos turistas com sinais de dopagem.

Testemunha registrou o momento em que o turista britânico, dopado, cai na areia, enquanto as mulheres suspeitas de aplicar o golpe fogem. • Reprodução - Redes Sociais
Testemunha registrou o momento em que o turista britânico, dopado, cai na areia, enquanto as mulheres suspeitas de aplicar o golpe fogem. • Reprodução - Redes Sociais

Segundo a Polícia Civil, Raiane estava escondida na comunidade da Zona Norte da capital, e foi localizada após ações de inteligência e monitoramento conduzidas pela unidade. A investigação teve início poucos dias após o crime, e a autoridade policial da Deat indiciou as três envolvidas pelos crimes de roubo qualificado e associação criminosa. A identificação das suspeitas ocorreu a partir de cruzamento de informações e acompanhamento estratégico.

De acordo com os agentes, a presa possui 25 registros criminais, sendo 13 por roubos na modalidade “Boa Noite, Cinderela”. Com a prisão, a Polícia Civil informou que todas as três investigadas pelo caso passaram a responder formalmente pelos procedimentos criminais.

A primeira suspeita foi presa em 18 de agosto de 2025, em uma residência no bairro Nova Campina, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A segunda foi capturada em 5 de setembro de 2025, quando estava em um motel na Zona Norte do Rio.