Prefeitura do Rio antecipa Operação Verão na orla e parques da cidade

Mais de mil agentes vão reforçar ações de ordenamento urbano e trânsito; iniciativa contará com apoio de drones e fiscalização do decreto contra barracas irregulares, garrafas de vidro e caixas de som

Camille Couto, da CNN, no Rio de Janeiro
Prefeitura do Rio inicia fiscalizações da Operação Verão  • Foto: Fábio Costa/Seop
Compartilhar matéria

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou nesta sexta-feira (5) a Operação Verão 2025/2026 na orla da cidade. A ação ocorre em um período de maior movimentação de turistas e frequentadores das praias.

Mais de mil agentes participam da operação, que reúne fiscalização de ordenamento urbano, patrulhamento preventivo e controle do trânsito. Segundo a SEOP (Secretaria de Ordem Pública), o objetivo é garantir segurança no deslocamento, permanência e retorno dos banhistas, além de coibir irregularidades como estacionamento em locais proibidos.

A operação abrange as seguintes áreas:

  • Orla das zonas Sul e Oeste
  • Parque Madureira Mestre Monarco
  • Parque Radical de Deodoro
  • Parque Oeste
  • Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini
  • Parque Olímpico Rita Lee
  • Parque Carioca da Pavuna
  • Orla da Ilha do Governador
  • Ilha de Paquetá

A iniciativa envolve SEOP, CET-Rio, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Transportes.

Barracas, caixas de som e garrafas de vidro estarão entre as medidas de fiscalização

Segundo a SEOP, cerca de 350 agentes reforçam a fiscalização na faixa de areia, com apoio de drones nos fins de semana para monitorar barracas e identificar possíveis irregularidades.

Entre as medidas estão a fiscalização do decreto municipal nº 56.160, de maio de 2025, que regula o uso de barracas, além de coibir caixas de som, garrafas de vidro e acampamentos. Também são fiscalizados guardadores de carro irregulares, vendedores ambulantes e depósitos clandestinos.

Agentes da Prefeitura do Rio percorrem a orla para fiscalização durante a Operação Verão. • Foto: Fábio Costa / Seop
Agentes da Prefeitura do Rio percorrem a orla para fiscalização durante a Operação Verão. • Foto: Fábio Costa / Seop

No COR-Rio (Centro de Operações e Resiliência), três operadores da SEOP monitoram imagens de drones e câmeras instaladas na orla, orientando equipes em campo.

A Guarda Municipal destaca 468 agentes para ordenamento urbano e 186 para o trânsito, com apoio de 65 viaturas. As equipes atuam em vias de acesso, pontos de ônibus e terminais do BRT, além de distribuir pulseiras de identificação para crianças. O monitoramento é complementado por 200 câmeras direcionadas ao calçadão e à faixa de areia.

Ainda de acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Transportes vai aumentar o número de viagens de ônibus nos fins de semana com previsão de sol, entre 15h e 21h, para facilitar o deslocamento dos banhistas. Em caso de chuvas, há rotas alternativas para vias com risco de alagamento.

A CET-Rio terá 68 agentes diariamente no ordenamento do trânsito, concentrados em áreas de grande fluxo turístico, como Zona Sul, Barra, Guaratiba e Zona Portuária.