Procon multa Light em mais de R$ 3 milhões por apagão no Rio de Janeiro

Light informou que a energia está restabelecida; empresa não apresentou defesa prévia dentro do prazo legal

Thomaz Coelho, da CNN Brasil, São Paulo
Light informou que reestabeleceu a energia  • Reprodução
Compartilhar matéria

Após moradores dos bairros de Copacabana e Leme ficarem sem energia por mais de 48 horas, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon Carioca, aplicou multa no valor de R$ 3.011.832 à concessionária Light nesta segunda-feira (6).

De acordo com o Procon, a empresa não apresentou defesa prévia dentro do prazo legal. A concessionária foi notificada na segunda-feira (5) para prestar esclarecimentos detalhados sobre a interrupção do serviço, apresentar um cronograma de restabelecimento e um plano de ação e compensação aos consumidores afetados.

"O apagão causou impactos severos à população, incluindo perda de alimentos perecíveis, danos a eletrodomésticos, dificuldades de comunicação, insegurança e prejuízos econômicos ao comércio local.", diz o Procon Carioca.

Também nesta terça-feira, a Justiça do Rio de Janeiro mandou a concessionária restabelecer o fornecimento de energia nos bairros.

Em nota enviada à CNN Brasil, a Light informou que a energia está restabelecida nas regiões do Leme e de Copacabana, após furto de cabos da rede subterrânea.

Para a recomposição da rede, a companhia mobilizou cerca de 100 profissionais e instalou 62 geradores durante os trabalhos. A empresa irá responder os questionamentos do Procon.