Ressaca: bombeiros alertam para ondas de 2,5 metros no Réveillon do Rio
Orientação do Corpo de Bombeiros é para que pessoas evitem mergulhar, principalmente durante a noite; aviso ocorre devido ao fenômeno natural que pode gerar fortes correntes e valas

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro alertou para possibilidade de ondas de mais de 2,5 metros nas praias da capital fluminense durante a virada do ano nesta quarta-feira (31).
A orientação do porta-voz da corporação, tenente-coronel Fábio Contreiras segue um aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil para o Réveillon. Segundo os bombeiros, as condições do mar não devem estar apropriadas para o banho de mar durante o dia 31.
"O mar vai estar com muita energia, muitas valas e correntes de retorno ativadas. Durante o dia e a tarde, a orientação é respeitar as cores das bandeiras, evitar locais de bandeiras vermelhas e apenas mergulhar em locais de bandeiras verdes. De noite, a recomendação é muito clara, não mergulhe no mar. As condições de visibilidade são muito reduzidas, associadas ao mar agitado que nós teremos", alertou Contreiras.
Ressaca no RJ
No aviso da Marinha, a corporação informou que a ressaca deve começar às 12h desta quarta-feira (31) e tem previsão de término às 6h de quinta-feira (1° de janeiro).
O fenômeno aumenta a agitação do mar, com possibilidade de formação de fortes correntes e valas. Assim, as ondas podem avançar sobre a orla e ciclovias. Veja as recomendações de segurança abaixo:
- Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca;
- Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso;
- Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
- Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa;
- Evite pedalar de bicicleta na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia;
- Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;
- Esteja atento aos avisos e tome precauções para garantir sua segurança e a dos outros na orla do Rio de Janeiro nos próximos dias.
Em um dia, 3 pessoas morrem por afogamento no litoral e na Grande SP
Rosto humano de drones
Um espetáculo de 1200 drones em Copacabana promete surpreender com a fomação de uma escultura em forma de rosto humano para o Rio Réveillon 2026.
O rosto humano de drones, durante a apresentação, vai "falar com as pessoas", de acordo com Abel Gomes, vice-presidente de criação da SRCOM, empresa responsável pela festa da virada há 18 anos.
Nossa cidade é inspiradora e cheia de símbolos que o mundo inteiro reconhece, por isso decidimos criar uma homenagem à altura. Será um espetáculo que vai transmitir nossa diversidade, nossa potência e nosso movimento em poesia luminosa.
*Com informações de Agência Brasil


