RJ: Defesa Civil emite alerta para ventos fortes e chuvas intensas
Defesa Civil Estadual mobiliza gabinete para agilizar a resposta em casos de desastres naturais e minimizar os impactos
O Rio de Janeiro tem previsão de rajadas de ventos e chuvas intensas a partir desta sexta-feira (07). A Defesa Civil do Estado mobilizou o Gabinete Integrado de Gestão de Risco para reforçar o monitoramento e agilizar a resposta a possíveis ocorrências em decorrência das instabilidades climáticas.
Segundo o Alerta Rio, as rajadas de ventos moderados e pontualmente fortes começam a agir na noite desta sexta-feira (7). As rajadas de vento devem durar até as 6h da manhã de domingo (09) e podem atingir intensidade entre 50 km/h e 100 km/h.
No gabinete da Defesa Civil, órgãos de setores estaduais de emergência estarão reunidos, com as equipes em estado de atenção para fortalecer a capacidade de resposta em casos de desastres naturais e minimizar os impactos de possíveis eventos adversos.
O monitoramento das condições meteorológicas e hidrológicas é realizado em parceria com o CEMADEN (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais).
Ciclone extratropical
Um ciclone extratropical vai atingir a Região Sudeste entre sexta-feira (7) e sábado (8). O fenômeno pode causar fortes chuvas, ventos intensos, raios e queda de granizo. O ciclone se desloca pelos estados do Sul em direção a São Paulo, e as Defesas Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro atuarão de forma integrada.
O Climatempo alerta para impactos causados pela ventania do ciclone extratropical nas áreas litorâneas do Sul e do Sudeste. Ela terá potencial para causar estragos como danificar estruturas e coberturas de quiosques e outras edificações e embarcações de pequeno e médio porte.
*Sob supervisão de Pedro Osorio


