RJ: Polícia Militar prepara esquema de segurança para show da Shakira

Cantora se apresenta nesta terça-feira (11), no Estádio Nilton Santos; drones e câmeras com reconhecimento facial devem ser usadas no monitoramento

Guilherme Gama, da CNN, São Paulo
Show da cantora colombiana abre passagem pelo Brasil em 2025.
Show da cantora colombiana abre passagem pelo Brasil em 2025.  • Instagram/Shakira
Compartilhar matéria

A cantora colombiana Shakira se apresenta nesta terça-feira (11), no Estádio Nilton Santos, na zona Norte do Rio de Janeiro. O primeiro show da artista no Brasil neste ano terá o esquema de segurança reforçado, que vai de drones a câmeras de reconhecimento facial.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar divulgou que deve reforçar a segurança um esquema de policiamento especial envolvendo cerca de 120 policiais militares, que vão atuar no bairro, no entorno e nos principais acessos ao Estádio Nilton Santos.

Além do policiamento habitual do 3º BPM (Méier), a segurança terá a atuação dos policiais do:

  • Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS)
  • Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPtur)
  • Batalhão Tático de Motociclistas (BTM)
  • Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM)
  • Batalhão de Ações com Cães
  • Grupamento Aeromóvel (GAM)

O GAM é responsável pelo monitoramento aéreo. Uma aeronave com farol de busca sobrevoará o estádio no momento do show.

O Batalhão de Vias Expressas deve intensificar o patrulhamento nas saídas da Linha Amarela nos horários previstos de deslocamento, segundo a secretaria. Assim como o Grupamento de Policiamento em Ferrovias fará o policiamento das respectivas estações do Engenho de Dentro, Méier e Piedade, próximas ao estádio.

A região ainda deve receber policiais militares bilíngues para prestar apoio aos turistas.

Entre as tecnologias embarcadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), estão as câmeras com reconhecimento facial no mastro de observação elevada, drones também equipados com software de reconhecimento facial, acesso às câmeras com reconhecimento facial e acesso às câmeras corporais dos agentes.

Equipes da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida devem atuar em ações de conscientização, com distribuição de panfletos.