Van com laboratório vai analisar bebidas vendidas no Carnaval do Rio
Equipamento portátil é usado por Sedcon e Procon RJ para verificar a composição de destilados; objetivo é identificar possível presença de metanol

Uma van equipada com laboratório portátil passou a circular por áreas de grande concentração de foliões no Rio de Janeiro para analisar bebidas alcoólicas comercializadas durante o Carnaval e verificar a conformidade dos produtos vendidos ao público.
A ação integra a campanha “Consumidor Consciente. Dez Nota Dez”, coordenada pela Sedcon (Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor) e pelo Procon-RJ. A expectativa é que cerca de 8 milhões de pessoas circulem pela capital fluminense durante o período carnavalesco.
A análise é realizada a partir da coleta de pequenas amostras das bebidas, que são inseridas no equipamento para leitura imediata da composição. O sistema compara os dados com fórmulas de referência dos principais destilados disponíveis no mercado.
O laboratório portátil, desenvolvido na Escócia e comercializado pelos Estados Unidos, vem sendo utilizado há mais de um ano em operações de fiscalização no estado. Segundo a secretaria, não há registros de casos de bebidas adulteradas por metanol.
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, afirmou que o investimento em tecnologia e capacitação tem ampliado o controle sobre a comercialização de bebidas.
“Há mais de um ano estamos investindo na capacitação dos agentes e no uso de tecnologia para identificar bebidas descaminhadas e contrafeitas. A parceria com a Abrabe e o uso do laboratório portátil comprovam a eficácia dessas ações”, declarou.
Outra frente da campanha será realizada em parceria com a ABBD (Associação Brasileira de Bebidas Destiladas), com ações voltadas a produtores e fornecedores de camarotes.
Além das fiscalizações, equipes da Sedcon e do Procon-RJ irão distribuir cartilhas informativas com orientações sobre direitos do consumidor relacionados a transporte, hospedagem, compras e serviços.


