Vídeo: criminosos rendem passageiros de ônibus no centro do Rio

Segundo relatos, eles aproveitam o trânsito para assaltar passageiros e motoristas que passam pela região

Camille Couto, colaboração para a CNN Brasil, no Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

Um vídeo registrado na última quarta-feira (19) mostra um assalto no centro do Rio de Janeiro, por volta das 19h, na Avenida Presidente Vargas, altura do Sambódromo.

Criminosos encapuzados invadiram um ônibus da linha 312 (Olaria–Candelária) e, durante a fuga, também abordaram e roubaram passageiros de um carro que passava pela via.

A ação foi filmada por uma passageira de um táxi que trafegava próximo ao local no momento do crime. Em entrevista à CNN, ela relatou que o motorista do táxi a alertou sobre o assalto e pediu que diminuísse o brilho do celular.

Segundo a testemunha, a região passou a registrar mais ocorrências após obras que estreitaram a via, o que gera trânsito.

Relatos de pessoas que circulam frequentemente pela área indicam que o patrulhamento policial costuma diminuir após as 17h. Ainda de acordo com os depoimentos, a única presença constante após esse horário seria na região da Cidade Nova.

Em nota, o Rio Ônibus afirmou que repudia e lamenta a recorrência dos assaltos aos ônibus em toda a cidade. "A insegurança a qual a população está submetida não pode ser mera estatística. Reiteramos a necessidade de que providências efetivas sejam tomadas pelas autoridades a fim de garantir o direito de ir e vir do cidadão", completa a nota.

Já a Polícia Militar disse que o 4ºBPM não foi acionado para a ocorrência. Veja a nota da corporação na íntegra: 

"O comando do 4° BPM (São Cristóvão) tem intensificado o policiamento na região, com equipes realizando abordagens e revistas sistematicamente. Vale destacar que todos os batalhões de área aplicam o Policiamento Transportado em Ônibus Urbano (PTOU), com abordagens e revistas preventivas específicas nos coletivos na Região Metropolitana e Interior. O policiamento na região é realizado com o objetivo de combater os roubos de rua, com o emprego de viaturas e motopatrulhas e policiais realizando abordagens e revistas sistematicamente, além de contar com militares escalados através do Regime Adicional de Serviço (RAS). A Polícia Militar ressalta a importância de que a população colabore realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - ou, para casos urgentes, acionar a nossa Central 190 ou pelo App 190RJ."