Vídeo: Motociclistas fazem “rolezinho” por liberdade de MC Poze no RJ

Grupo teria tentado invadir cadeia onde cantor esteve preso

Camille Couto, colaboração para a CNN, Rafaela Cascardo e Rachel Amorim, da CNN, no Rio de Janeiro
Compartilhar matéria

Um grupo de motociclistas realizou, entre a noite de quinta-feira (29) e a madrugada desta sexta (30), um “rolezinho” em apoio ao cantor MC Poze do Rodo. O grupo chegou a se reunir na frente da cadeia onde Poze estava detido.

A manifestação começou nas imediações da comunidade Camarista Méier, na zona norte do Rio de Janeiro. Os motociclistas trafegaram em comboios pedindo a liberdade do artista.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) informou que, já na madrugada desta sexta, agiu prontamente para conter o tumulto na entrada da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, também na zona norte.

Segundo a pasta, a ação teve "indícios de tentativa de invasão à unidade, acreditando equivocadamente que o custodiado ainda se encontrava no local". O setor de Inteligência da SEAP já havia identificado a possibilidade de manifestação e, de forma preventiva, acionou reforço da Polícia Militar.

Por volta das 2h da manhã, os manifestantes iniciaram o tumulto em frente à unidade. O Grupamento de Intervenção Tática (GIT) da SEAP foi imediatamente mobilizado e atuou com uso de bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar o grupo e garantir a integridade da unidade prisional, de seus internos e servidores.

Poze foi transferido na quinta-feira (29) para a Penitenciária Dr. Serrano Neves (Bangu 3A), no Complexo de Gericinó, após declarar, durante a triagem, vínculo com a facção criminosa Comando Vermelho (CV). Ele foi encaminhado, conforme protocolos de segurança, à unidade onde se encontram outros membros da mesma facção.

Imagens das câmeras de seguranã da Cadeia Pública de Benfica e outras publicadas nas redes sociais registraram o movimento. Veja abaixo:

O cantor Oruam, amigo de MC Poze, publicou um vídeo incentivando o movimento. No registro, ele diz: “Tropinha da moto, se prepara, só um sinal verde”.

A Polícia Militar informou que equipes do 3º BPM, com apoio do 1º Comando de Policiamento de Área (1º CPA), da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), do Batalhão de Tático de Motociclistas (BTM) e da Secretaria de Ordem Pública (SEOP), realizaram uma operação para coibir possíveis excessos durante a manifestação.

Durante a ação, seis motocicletas em situação irregular foram apreendidas e um homem foi encaminhado à delegacia. As abordagens ocorreram nas principais vias de saída da comunidade.

Poze foi preso na manhã de quinta-feira (29), em sua residência no Recreio dos Bandeirantes, durante uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A ação investiga a relação do artista com o Comando Vermelho (CV), uma das principais facções criminosas do estado.