Aeroporto de Congonhas tem 18 voos cancelados após óleo na pista no Rio
Mais de 60 voos foram afetados no Aeroporto Santos Dumont após registro de vazamento de óleo na pista na manhã desta terça-feira (30)
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, registrou 18 voos cancelados após os cancelamentos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (29).
Mais de 60 voos foram afetados no Santos Dumont após o registro de um vazamento de óleo na pista. Segundo apuração da CNN, foram 48 voos cancelados, 12 sofreram atrasos e pelo menos 4 foram desviados para o Aeroporto Internacional do Galeão.
A concessionária Aena informou que todos os 64 voos afetados na capital paulista tinham origem ou destino ao terminal na capital fluminense, sendo 37 chegadas e 27 partidas. Algumas saídas com destino ao Rio de Janeiro estão sendo direcionadas ao Aeroporto do Galeão.
Além disso, em decorrência de ajustes de malha realizados pelas companhias aéreas, outros 12 voos com diferentes destinos também foram cancelados, sendo seis chegadas e seis partidas.
Fechamento do Santos Dumont
O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, tem voos atrasados na manhã desta terça-feira (30) após o registro de um vazamento de óleo na pista.
De acordo com informações do aeroporto, a previsão inicial era de que as atividades, que foram suspensas, fossem retomadas até as 8h da manhã, porém, as pistas só foram liberadas no final da tarde.
A pista do Aeroporto Santos Dumont foi liberada para pousos e decolagens às 17h25 e o Notam (aviso aos aeronavegantes) já foi baixado.
A Infraero informou que, excepcionalmente, estenderá o horário de operação do aeroporto para auxiliar na regularização dos voos. O horário regular de funcionamento do Santos Dumont é das 6h às 23h.
De acordo com a Infraero, o vazamento de óleo hidráulico na pista do Aeroporto Santos Dumont, por volta de 3h da madrugada desta terça-feira (30), teve origem no motor do caminhão “desemborrachador”, que estava sendo utilizado em manutenção preventiva da pista, procedimento rotineiro previsto nos normativos da aviação civil.
Segundo às informações, o caminhão não fazia transporte de combustível e o óleo derramado era do motor do próprio equipamento.
Imediatamente após a ocorrência, foi realizada a retirada do veículo e iniciada a limpeza com produto específico para tal finalidade; um desengraxante biodegradável em conjunto com a água dos Carros Contraincêndio, que possuem jatos de alta pressão.
A Infraero afirmou ainda que a retomada dos voos foi condicionada à completa remoção do produto.
Passageiros relataram que aguardam uma definição sobre seus voos desde às 6h00. Alguns permanecem dentro das aeronaves à espera de novas orientações.
A Infraero esclareceu em nota que as operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont foram suspensas após um vazamento de óleo de um veículo durante manutenção preventiva, realizada no período noturno, quando não há voos no aeroporto.
Quando o vazamento foi identificado, a companhia iniciou os trabalhos para a liberação da pista, com a remoção do veículo e a limpeza da área atingida, utilizando desengraxante biodegradável.
Até o momento, 80 voos de chegada e 82 voos de partida foram cancelados. 14 voos foram desviados para o Galeão.
Em nota à CNN, a Gol informou que registrou 9 voos alternados e 50 cancelamentos ao longo desta terça-feira (30). A companhia reforçou ainda que todas as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na Segurança.
A Azul também informou que precisou cancelar seus voos com chegadas e partidas do aeródromo nesta terça-feira (30). Outros voos com chegadas previstas no aeroporto foram alternados para o Aeroporto do Galeão.
De acordo com a nota, os clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e reacomodados em outros voos da Companhia, incluindo voos extras a partir do Aeroporto Galeão.
A LATAM Airlines Brasil disse que está atenta a qualquer previsão de reabertura do aeroporto Santos Dumont e oferecendo assistência aos passageiros afetados pelo fechamento temporário da pista do aeroporto nesta terça-feira (30/09). Os clientes também estão sendo reacomodados sem custos em outros voos disponíveis, inclusive a partir do aeroporto do Galeão.