‘Alto índice de assalto’: moradores colocam faixa alertando população em SP

Vizinhos penduraram aviso no final de 2025, mas a subprefeitura da Lapa retirou na última terça-feira (13)

Thiago Félix, da CNN Brasil, São Paulo
Faixa pendurada na rua em bairro nobre da Zona Oeste alerta população  • Arquivo pessoal
Compartilhar matéria

Cansados de assaltos cada vez mais frequentes, moradores de bairro Sumaré, região nobre de São Paulo, se articularam para pendurar mais de uma faixa alertando a população do alto índice de violência na cidade.

O bairro articulou-se para colocar o aviso no final de 2025, durante o breve tempo em que a faixa esteve exposta, a sensação de segurança foi maior. Mas a subprefeitura da Lapa, responsável pela fiscalização da Lei Cidade Limpa, retirou o artefato na última terça-feira (13).

Assim que os alertas foram removidos, a sensação de insegurança voltou, segundo relato de moradores.

Roubos no centro da capital paulista caem 60%; melhor marca em 25 anos

• Arquivo pessoal
• Arquivo pessoal

Câmera de segurança registrou assalto na rua antes dos moradores colocarem a faixa; veja

A rua onde estavam pendurados os avisos é próxima à estação do metrô Vila Madalena, vizinhos que articularam o alerta reclamaram da retirada das faixas.

"Durante todo o período em que permaneceram instaladas, que foi por um mês, não houve registro de assaltos. No entanto, bastou um dia após a retirada das faixas para que os crimes voltassem a acontecer - não há comprovação da relação causal mas os fatos são esses", diz Natalie Lagnado, 30, urbanista e moradora do bairro, em relato à CNN Brasil.

Imagens da subprefeitura retirando a faixa • Reprodução
Imagens da subprefeitura retirando a faixa • Reprodução

Alguns moradores relataram que comércios e proprietários de imóveis à venda podem ter feito a denúncia para que o aviso fosse derrubado, apesar de boa parte da vizinhança ter participado para o rateio dos custos para colocar a faixa.

Para Natalie, a instalação do alerta gerou uma sensação de menos risco imediata. "As faixas colocada por nós, moradores, alertavam sobre a insegurança da rua e da região e tiveram um efeito imediato na percepção de segurança", relata a urbanista.

A CNN Brasil tentou contato com a subprefeitura da Lapa responsável pela região, sobre a retirada da faixa, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.