Bote naufraga com 20 pessoas durante passeio em SP

Embarcação sofreu uma pane elétrica; condições do mar eram ruins e com ventos fortes

Alan Cardoso, da CNN*, São Paulo
Compartilhar matéria

Um bote inflável com 20 pessoas naufragou na Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, na tarde deste sábado (14). O grupo a bordo participava de um passeio para ver as baleias, de acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

O GBMar foi acionado por mensagens trocadas através de grupos de whatsapp, de pessoas envolvidas com a visitação às baleias na região. Ao chegar no local, os agentes encontraram o bote praticamente submerso, com a flutuação prejudicada pela inundação.

A embarcação, da marca Flex Boat, modelo SR 100, apresentou uma pane elétrica. O bote estava a cerca de 5 milhas náuticas, equivalente a 9 km de distância da costa litorânea, nas proximidades do Farol da Sela.

A bordo, estavam três tripulantes e 17 passageiros, dentre eles homens, mulheres e idosos. Os ocupantes foram resgatados e transferidos para outra embarcação. Segundo o GBMar, às condições do mar eram ruins e com fortes ventos vindos da direção sudeste.

Durante o deslocamento da embarcação de resgate, parte dos ocupantes foram transferidos para uma outra embarcação. A transferência ocorreu próximo a entrada do Canal de São Sebastião. De acordo com o GBMar, a intenção era equilibrar o peso e agilizar o deslocamento.

As embarcações de resgate chegaram ao Píer do Perequê, em Ilhabela (SP), por volta das 15h. Todos os envolvidos desembarcaram sem a necessidade de atendimento médico.