Brasileiro perde própria festa de aniversário após voos cancelados em Madri
Lucca Gressoni pousou no Brasil na última quarta-feira (15), mas tinha comemoração marcada para domingo (12); voo de volta estava marcado inicialmente para a tarde do último sábado (11)

Um morador de Campinas (SP) perdeu a própria comemoração de aniversário, em razão do cancelamento de um voo da empresa aérea Azul. O voo partiria do aeroporto Adolfo Suárez, em Madri, na Espanha, com destino a Viracopos, em Campinas (SP), na tarde do último sábado (11), mas não decolou após uma falha técnica na aeronave.
À CNN, o arquiteto Lucca Gressoni, passageiro do voo, afirmou que viajou para a Espanha no dia 25 de setembro, com previsão para voltar ao Brasil no último sábado. No entanto, Lucca conseguiu pousou em solo brasileiro apenas na última quarta-feira (15), após a companhia aérea reagendar o voo de volta ao país por três vezes.
Segundo o arquiteto, no dia da viagem de retorno ao Brasil, ele e um amigo chegaram ao aeroporto de Madri por volta das 9h da manhã e entraram na aeronave às 12h30. A dupla permaneceu dentro do avião até às 16h30, quando os passageiros foram informados sobre um problema técnico na aeronave, que passaria por manutenção.
"A gente ficou lá sem ar condicionado, sem nada, porque a aeronave estava desligada. Começamos a ficar bem preocupados. Quando eles pediram pra gente desembarcar da aeronave, não tinha um guichê da Azul no aeroporto. A gente ficou desamparado e ficou mais ou menos até meia-noite ali sem alimentação, sem auxílio."
Para Lucca, o cancelamento do voo prejudicou não apenas a comemoração do aniversário dele, mas também sua rotina profissional. "Estávamos preocupados. Não só pelo fato de ser o meu aniversário, qu eu ia comemorar com a minha família no domingo (12), mas também na segunda (13) eu já estava cheio de projeto para fazer. Isso ocasionou um transtorno gigantesco, não só financeiramente falando, mas com os meus clientes", explicou o passageiro.
Mesmo com data marcada para a festa, o dia exato do aniversário do arquiteto foi na última quarta, quando ele conseguiu desembarcar em Campinas, no interior paulista.
Após o cancelamento do primeiro voo, Lucca, o amigo e os demais passageiros ficaram cerca de oito horas aguardando uma resposta da companhia aérea. Por volta das 20h da noite, os clientes foram divididos em grupos e encaminhados à hotéis da região. No entanto, alguns deles não conseguiram realizar o check-in nos estabelecimentos por falta de vagas. "Teve gente que dormiu no aeroporto, que dormiu no no hall do hotel", disse Lucca.
Em nota, a companhia aérea apontou que os passageiros reacomodados nos últimos dias em voos da companhia e congêneres.
"A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia, e esclarece que os clientes impactados receberam a assistência prevista na Resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), concluiu a empresa.