Calor atípico no inverno: São Paulo deve registrar máximas de até 37°C
Período do fenômeno pode durar de 3 a 5 dias; temperaturas devem ficar cerca de 5°C acima da média na próxima semana

O terceiro veranico do ano também deve atingir o estado de São Paulo a partir da próxima quarta-feira (20). Segundo a Defesa Civil do estado, o período de calor atípico para o inverno pode durar de 3 a 5 dias.
A Defesa Civil alertou para o calor acima da média e para a baixa umidade do ar e afirmou que o fenômeno é caracterizado pelo tempo seco e quente, elevando as temperaturas a níveis semelhantes às do verão.
O bloqueio atmosférico que se forma sobre o interior do país vai inverter o padrão de ventos, substituindo o ar frio vindo do Sul por correntes quentes do Norte e Nordeste.
A previsão aponta que, durante esse período, os termômetros podem resgistrar máximas de 33°C em Bauru e 37°C em São José do Rio Preto, ambas cidades localizadas no interior paulista. Já na capital do estado, a máxima pode chegar aos 29°C, temperatura cerca de 5°C acima da média.
Risco de queimadas
A Defesa Civil afirmou que as previsões para o tempo seco, a baixa umidade e o calor acima da média aumentam de forma significativa o risco de queimadas.
Dessa maneira, os incêndios podem se espalhar rapidamente, o que pode provocar prejuízos ambientais e danos à saúde da população. "É fundamental evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, queimar lixo ou descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias", alertou a defesa.
Veranico no Brasil
O período de calor fora de época no inverno deve começar a partir da próxima quarta e elevar as temperaturas no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso e parte de Goiás, onde picos devem chegar entre 38°C a 40°C.
No norte e no noroeste do Paraná, as temperaturas devem atingir entre 33°C e 35°C. No Rio de Janeiro, a expectativa é de que os termômetros ultrapassem os 30°C.
Regiões que vão do norte de Santa Catarina ao centro-norte de Mato Grosso e Rondônia também sentirão aquecimento, mas em menor intensidade, com até 3°C a 5°C acima da média.
A baixa umidade, já inferior ao ideal, deve agravar com a ausência de chuva, aumentando o risco de doenças respiratórias.
Apesar da alta, a previsão indica que o calor será passageiro: uma nova e forte massa de ar polar está prevista para a virada de agosto para setembro, derrubando novamente as temperaturas.
*Sob supervisão