Chuva deixa milhares de moradores sem luz na capital paulista

CGE chegou a emitir estado de alerta para alagamentos; previsão é de novas pancadas de chuva até o fim do dia

Khauan Wood e Luisa Nicacio, da CNN Brasil*, em São Paulo
Previsão é de mais chuvas para a tarde desta quarta-feira (29)  • Reprodução
Compartilhar matéria

Mais de 20 mil moradores estão sem energia após as fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo na manhã desta quarta-feira (29).

Um boletim divulgado pela Enel, concessionária que administra os serviços de energia na cidade, mostra que cerca de 23 mil clientes ainda estão sem luz após os temporais que atingiram a capital. Se somadas as cidades da Grande SP, o número ultrapassa os 31 mil. 

Para a Enel, não há crise e serviços ocorreram de forma normal. A empresa relatou à CNN Brasil que o número corresponde a menos de 0,5% dos clientes e que nem todos tiveram a energia afetada por conta das chuvas.

 

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo) chegou a emitir estado de atenção para alagamentos em todas as regiões da cidade, por volta das 05h30.

Os dados do CGE mostram que outubro registrou até o momento 85,8mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 76,5% dos 112,2mm esperados.

O alerta foi finalizado às 08h. Em nove bairros da capital, os índices de chuvas ultrapassaram os dez milímetros.

  1. Cidade Ademar - 21mm
  2. Jabaquara - 20,5mm
  3. Campo Limpo - 20,4mm
  4. Santo Amaro - 19,8mm
  5. Pinheiros - 14,6mm
  6. Ipiranga - 14,4mm
  7. Vila Mariana - 14,4mm
  8. M' Boi Mirim - 13,5mm
  9. Butantã - 13,3mm

Foram registrados 16 pontos de alagamento na cidade de São Paulo. Um deles ainda segue ativo, na Rua Dom Rodo, na região da Sé, Centro da cidade. 

De acordo com o CGE a previsão é que novas pancadas de chuvas atinjam a capital durante a tarde, com trovoadas e rajadas de vento, até o início da noite.

O órgão alerta, ainda, para a formação de alagamentos e queda de árvores na Grande São Paulo.

Previsão para os próximos dias

Para esta quinta-feira (30) a tendência é que o dia siga nublado, com chuvas fracas. Os termômetros devem variar entre mínimas de 15°C e máximas que não devem superar os 19°C.

Já na sexta-feira (31) o tempo segue instável com previsão de garoa e chuviscos alternados durante o dia. As mínimas devem ser de 15°C e as máximas podem chegar aos 22ºC.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo