Com símbolo da paz, colégio de SP relembra 80 anos do fim da Segunda Guerra
Data é comemorada em toda a Alemanha como "Tag der Befreiung", ou o Dia da Libertação

Na data que marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, um colégio de São Paulo montou uma ação para relembrar a data. Os alunos participaram do evento, em Interlagos, na cidade de São Paulo, que se destacou com um gesto coletivo de paz.
Segundo o Colégio Humboldt, o gesto de paz está "reafirmando o compromisso da comunidade escolar com a preservação da memória histórica e os valores da empatia, do respeito e da convivência pacífica".
A data é comemorada em toda a Alemanha como "Tag der Befreiung", ou o Dia da Libertação, marcando a rendição dos nazistas e o fim do regime que oprimia e violava os direitos humanos.
O posicionamento do então presidente federal, Richard von Weizsäcker, em 1985, em afirmar que a data é uma data de "libertação de um sistema de tirania inimigo da humanidade", reforçou o papel importante da história como forma de aprender e entender eticamente o que aconteceu.
Para o Brasil, o fim da guerra também te grande importância. O país, segundo apontamento de Humboldt, acolheu imigrantes da Europa inteira, no pós-guerra, levando a uma sociedade rica em diversos idiomas culturas e trajetórias.
"O símbolo da paz surgiu no pós-guerra como um protesto contra as armas nucleares e, com o tempo, ganhou o mundo como sinal de esperança.", apontou o colégio, que concluiu ao dizer que "este símbolo está aqui para nos lembrar que a paz é possível e que ela começa com cada um de nós".


