Controladores de voo de SP relatam cheiro de gás; autoridades investigam
Os profissionais passaram por avaliação médica, após suspeita de vazamento; segundo os bombeiros odor pode ter sido causado pelo sistema de esgoto ou de climatização do aeroporto de Congonhas

Funcionários da aeronáutica relataram, que na tarde no último sábado (13), sentiram um forte cheiro de gás na sala do APP-SP (Centro de Controle de Aproximação de São Paulo), no Aeroporto de Congonhas.
O espaço aéreo de São Paulo é controlado a partir desta sala, isso inclui os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.
A equipe de Bombeiros do aeroporto foi acionada para verificar a situação, e não identificaram vazamento. A operação dos voos seguiu normalmente.
Após as verificações dos bombeiros de Congonhas e de equipes técnicas externas, a situação foi normalizada e o trabalho no centro de controle foi reestabelecido. De acordo com os bombeiros, não houve vazamento de gás, o odor foi de uma possível ocorrência pontual com o sistema de esgoto ou de climatização.
Os profissionais que trabalham no local passaram por avaliação médica, tendo todos sido atendidos e liberados.
Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que funcionários do Centro de Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP), no Aeroporto de Congonhas, relataram ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo),que sentiram cheiro de gás na sala de controle.
Após os relatos, o os bombeiros do aeroporto e equipes externas foram acionadas imediatamente para realizar vistorias e medições no local.
Ainda adicionaram que durante o período o "Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) adotou rigorosamente os procedimentos de contingência previstos para esse tipo de situação, mantendo a operação dentro dos parâmetros de segurança estabelecidos, sem comprometimento da prestação do serviço de controle do espaço aéreo".
A Aena, administradora do Aeroporto de Congonhas, explicou em nota que essa sala de controle é de responsabilidade da Aeronáutica.
Ela também afirmou que as medidas operacionais preventivas foram adotadas. Entre elas, o aumento das separações entre pousos e decolagens, como forma de controle de fluxo.
A CNN Brasil tenta contato com os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, e aguarda retorno.
*Sob supervisão de Thiago Félix


