Defesa Civil de SP alerta para tempo seco e risco de queimadas no estado
Final de semana deve ser de frente fria, que avança pela região Sul, mas um bloqueio atmosférico impede que a chuva chegue em partes do estado

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta sexta-feira (27) para tempo seco, com risco de queimadas em algumas partes do estado, além do possível aumento das temperaturas, ao longo deste próximo fim de semana até a segunda (30).
Segundo o órgão, embora uma frente fria se forme na Região Sul a partir de sábado (28), um bloqueio atmosférico impedirá que a chuva avance em direção ao sudeste, mantendo o tempo firme em quase todas as regiões do estado.
Além disso, os níveis de umidade do ar devem cair significativamente, especialmente nas regiões norte, noroeste, oeste e central do estado. Em algumas áreas, os índices podem ficar abaixo de 20%, o que configura estado de atenção segundo a OMS. Nesse caso, o risco de incêndios florestais fica elevado.
Em comunicado, a Defesa Civil reforçou a recomendação para não realizar queimadas, manter a hidratação e evitar atividades físicas intensas nas horas mais secas do dia
Veja como fica a previsão durante os dias
Destaques por região
- Grande São Paulo e Baixada Santista: há possibilidade de pancadas de chuva isoladas no sábado e na segunda-feira, mas sem risco de temporais. As temperaturas ficam entre 15 °C e 25 °C.
- Interior (Regiões de Ribeirão Preto, Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru e Araraquara): tempo seco e quente, umidade relativa do ar inferior a 20%. As máximas devem chegar a 30 °C.
- Vale do Ribeira e Itapeva: céu mais encoberto, com chuvas fracas e temperaturas amenas (entre 16 °C e 29 °C).
- Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira: predomínio de tempo seco e frio nas madrugadas, com formação de nevoeiros ao amanhecer e máximas entre 18 °C e 27 °C.
- Litoral Norte: variação de nebulosidade ao longo dos dias, com sensação de abafamento. Chuvas fracas podem ocorrer de forma isolada, especialmente na segunda-feira.
Sob supervisão de Thiago Félix*


