Delegada dá voz de prisão a homem dentro de academia por perseguição a ex
Caso aconteceu na zona oeste da capital paulista; suspeito foi detido em flagrante após desrespeitar ordens e causar pânico à vítima

A presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) e delegada da Polícia Civil de SP, Raquel Gallinati, prendeu em flagrante um homem acusado de perseguir sua ex-companheira em uma academia localizada em Perdizes, bairro da zona oeste de São Paulo, na tarde da última segunda-feira (25).
O caso foi registrado pelas câmeras de segurança da academia, e a prisão foi registrada em vídeo, e divulgada nas redes sociais da delegada, segundo ela como forma de conscientizar sobre a gravidade da perseguição, especialmente em casos envolvendo ex-relacionamentos.
Gallinati, que frequentava o espaço para treinar CrossFit, notou a movimentação estranha quando foi alertada: ''Uma funcionária me pediu ajuda, disse que tinha uma aluna chorando muito de forma compulsiva, que estava praticamente paralisada''.
Além disso, ela informou que a aluna havia se trancado no banheiro em estado de choque, depois que notou a presença do ex-companheiro, que estaria frequentando o local repetidamente em diferentes horários, aparentemente para encontrá-la.
Segundo testemunhas, o homem não reside na região, mas ainda assim se matriculou na academia: ''Ele testou vários horários, até encontrá-la'', disse Galinatti.
Segundo a delegada, ao ser abordado, o suspeito ainda reagiu com ironia, debochou do pedido para deixar o local e chegou a insultar o sistema de Justiça: '' Ele falou que não ia sair, porque pagava academia''.
A própria vítima tentou alertá-lo de que ele estava cometendo um crime; no entanto, o homem respondeu de forma agressiva e desrespeitosa. Foi quando, diante da resistência, a delegada mobilizou frequentadores e colaboradores da academia para impedir que o homem fugisse até a chegada da polícia. “Chamei os alunos e disse que não podíamos permitir que ele escapasse impune. Aí, a Polícia Militar chegou em menos de três minutos ”, disse a delegada.
Depois da abordagem, a delegada ainda descobriu que o homem perseguia a ex: ''Ele estacionava o carro na frente da casa dela, ele morava perto e trabalhava em home office, não tinha outra razão para o carro ficar parado alí, a não ser a moça''.
O homem foi conduzido à delegacia e poderá responder por crime de perseguição, previsto no Código Penal.
De acordo com o boletim de ocorrência, a que a CNN teve acesso, a polícia pediu a conversão do flagrante para prisão preventiva.


