Desabamento em restaurante que Fogaça é chef: veja o antes e depois

Queda do teto atingiu áreas do balcão e da mesa onde ficam os clientes; acidente ocorreu pouco antes da abertura do estabelecimento

André Rigue, da CNN Brasil, São Paulo
Compartilhar matéria

O teto do restaurante Jamile, na Bela Vista, região central de São Paulo, desabou após uma explosão no começo da tarde desta quarta-feira (8). O chef do restaurante é o empresário Henrique Fogaça.

Pelas imagens do desabamento, é possível observar que a área do mezanino foi a mais atingida. Imagens do antes e depois mostram a dimensão do ocorrido.

Teto do restaurante Jamile, na Bela Vista, região central de São Paulo, desabou após uma explosão • Reprodução Bombeiros e rede sociais do restaurante
Teto do restaurante Jamile, na Bela Vista, região central de São Paulo, desabou após uma explosão • Reprodução Bombeiros e rede sociais do restaurante

O mezanino despencou junto com a parte do forro do teto, atingindo áreas do balcão e das mesas dos clientes.

Equipes do Corpo de Bombeiros atuam no local e a ocorrência segue em andamento. De acordo com a última atualização da corporação, oito vítimas foram socorridas. Cinco ficaram feridas, duas encontram-se psicologicamente abaladas e uma delas veio a óbito nos escombros após uma parada cardiorrespiratória.

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o estabelecimento possuía Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido e, no momento da ação, não havia clientes, apenas trabalhadores. 

Segundo a SSP, a ocorrência mobilizou dez viaturas e 40 bombeiros, além de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). 

A Defesa Civil do estado afirmou que o encaminhou equipe para apoiar nos trabalhos no local da ocorrência e que equipes da perícia vistoriam o local e imóveis adjacentes. Segundo o órgão, um laudo apontará as causas do acidente.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo confirmou que uma das vítimas foi encaminhada para o local, mas que não tem autorização para passar mais informações sobre o estado de saúde da vítima.

Em nota, o Jamille Restaurante expressou solidariedade e respeito aos colaboradores e seus familiares. O estabelecimento reforçou que está inteiramente prometido em oferecer todo o suporte necessário neste momento, prestando assistência e acolhimento a todos os envolvidos.

A Comgás - companhia responsável pela distribuição de gás no local onde ocorreu o desabamento - disse que deslocou equipes preventivamente para fechar o gás no passeio da instalação assim que tomou conhecimento da situação. Segundo á nota, não existe correlação do gás com o incidente até o momento. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, ocorreu um vazamento de gás no local.

Teto do restaurante Jamile, na Bela Vista, região central de São Paulo, desabou após uma explosão • Corpo de Bombeiros e redes sociais do Jamile
Teto do restaurante Jamile, na Bela Vista, região central de São Paulo, desabou após uma explosão • Corpo de Bombeiros e redes sociais do Jamile

O acidente ocorreu pouco antes da abertura do estabelecimento.

O cardápio do restaurante é assinado pelo chef Fogaça, que ficou famoso por sua participação no programa MasterChef, mas ele não é dono e nem sócio do local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram encaminhadas:

  • 1 vítima para a UPA Vila Mariana
  • 1 vítima para o Pronto Socorro de Santana
  • 1 vítima para a Unidade de Pronto Atendimento da Mooca
  • 1 vítima para o Hospital São Paulo
  • 1 vítima para o Hospital das Clínicas
  • 1 vítima para o hospital Salvalus