Eliza Samudio deixou Portugal sem passaporte após autorização; entenda

Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) permite apenas uma viagem direta ao Brasil; passaporte será entregue à família

Thomaz Coelho, da CNN Brasil, São Paulo
Compartilhar matéria

O passaporte de Eliza Samudio, encontrado em Portugal, gerou grande repercussão e uma série de especulações nas redes sociais. À CNN Brasil, Maria do Carmo, madrinha do filho de Eliza e representante da família, afirmou que Eliza conseguiu deixar Portugal sem o documento, por meio de uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).

Segundo ela, o passaporte encontrado nesta semana será entregue à família após os trâmites consulares.

A ARB é um documento de viagem emitido por uma repartição consular brasileira no exterior que permite o retorno ao país de cidadãos brasileiros que não tenham condições de apresentar toda a documentação necessária. Ela permite apenas uma viagem direta ao Brasil e tem validade limitada ao tempo estritamente necessário para o deslocamento.

"Não temos dúvida de que ela está morta", diz familiar de Eliza Samudio

O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa afirmou que o recebimento do documento foi efetuado na sexta-feira (2). Ainda de acordo com Maria do Carmo, o passaporte será entregue à família. O nome de Eliza voltou a circular na mídia após o Portal Leo Dias noticiar o paradeiro do documento.

À CNN Brasil, o irmão de Eliza, Arlie Moura, de 27 anos, afirmou acreditar na autenticidade do documento encontrado em Portugal.

Passaporte encontrado em Portugal: relembre caso de Eliza Samudio

A família levanta questionamentos sobre uma possível investigação do caso pela Polícia Federal para compreender se a modelo chegou a tirar uma segunda via do passaporte e entender como o documento chegou até o local onde foi encontrado.

CNN Brasil tenta contato com a Polícia Federal para entender se haverá uma investigação sobre o caso e aguarda retorno.